Setembro Amarelo: Saúde mental - Suicídio e Psicopatologias
Suicídio e Psicopatologias
O campo de estudo da Psicopatologia é a investigação dos estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental. E existem diversos tipos de transtornos mentais, que podem ser classificados em tipos, e alguns dos mais comuns incluem aqueles relacionados à ansiedade, depressão, alimentação e personalidade.
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) estima-se que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. E a depressão é a doença mais associada ao suicídio, mas ela não é a única. Uma vez que transtornos como o de humor ou transtornos de ansiedade também podem levar pessoas a tirarem suas próprias vidas.
Nem todos os pacientes que têm a intenção de cometer suicídio dão sinais, e por conta disso é fundamental ficar atento aos sinais e as falas. É importante levar os sentimentos da pessoa a sério, demonstrar preocupação e ouvir atentamente o que ela tem a dizer, caso ela queira se abrir (o diálogo não pode ser forçado, pois isso só causará mais estresse). É válido que a pessoa receba incentivo pela busca de ajuda com um profissional de saúde mental para que ela inicie um tratamento e seja corretamente orientada.
📞💛 Disque 188 para ligações de prevenção de suicídio, as chamadas são gratuitas para todo o país.
Referências/para saber mais:
Danielle Sanches, além da depressão: transtornos mentais são a principal causa de suicídio, 10 set. 2019. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/09/10/alem-da-depressao-transtornos-mentais-sao-a-principal-causa-de-suicidio.htm. Acesso em: 19 fev. 2021
Dr. Gonzalo Ramirez, transtornos mentais mais comuns: como identificar e tratar, fev. 2021, Disponível em: Tua saúde. https://www.tuasaude.com/transtornos-mentais. Acesso em: 19 fev. 2021