Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Humanismo

Acompanhe a aula sobre Renascimento cultural

Renascimento: definição

Renascimento: características

Renascimento: fatores

Renascimento: expansão

O Renascimento Artístico e Cultural na Europa

 

Caracterizado pelo resgate dos valores clássicos, o Renascimento Artístico e Cultural tem como berço as cidades italianas, como Florença. Essas atividades artísticas e culturais foram impulsionados pelo financiamento dos mecenas, que eram grandes comerciantes burgueses. Grandes nomes das artes e das ciências surgiram nesse momento, como Leonardo da Vinci, William Shakespeare e Galileu Galilei.

Ao resgatar o humanismo predominante na Antiguidade Clássica, renascentistas contribuíram para consolidação de um novo lugar para o homem. Podemos dizer que o Renascimento é caracterizado pela valorização do passado greco-romano, pelo antropocentrismo e pelo individualismo em detrimento da ordem medieval, que era teocentrista e sempre prezava pelo coletivismo. Outra importante característica dessa época foi a crescente valorização do racionalismo, que nada mais era do que a utilização da razão para tirar conclusões, questionando os dogmas católicos. Além disso, a ideologia renascentista pregava o individualismo, ou seja, a liberdade de um indivíduo perante a sociedade.

Além disso houve a introdução de inovações técnicas no âmbito das artes plásticas como o domínio da perspectiva, o crescimento da produção de autorretratos (marca do individualismo e antropocentrismo) e a valorização do realismo na representação do homem e das paisagens.. Com o aperfeiçoamento da imprensa, realizado por Johannes Gutenberg, a propagação dos ideais renascentistas se tornou infinitamente mais fácil.No que se refere às ciências, Nicolau Copérnico formulou a teoria heliocêntrica, História 2 posteriormente comprovada por Galileu, indo de encontro à teoria geocêntrica defendida pela Igreja Católica.