Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Hidrogenação da carbonila

Nesse módulo, o Prof Allan explica como ocorre a reação de adição na estrutura da carbonila.

Adição de HCN

Mecanismo de adição à carbonila

Adição de NaHSO3

Reação de Grignard em aldeídos

Reação de Grignard em cetona

Reações de adição a carbonila (aldeídos e cetonas)

Vimos até aqui reação que envolviam apenas hidrocarbonetos. Agora vamos trabalhar com reações em compostos que apresentam carbonila. A carbonila ( ) está presente nos aldeídos, nas cetonas e nos ácidos carboxílicos e seus derivados (ésteres, anidridos e cloretos de ácidos). No entanto, as reações que serão vistas a seguir aplicam-se apenas aos aldeídos e cetonas. Esses compostos orgânicos são muito reativos, sendo que os aldeídos são mais reativos do que as cetonas.

Adição de hidrogênio (H2)



Essa reação é considerada, na verdade, uma reação de redução. Com redutores mais fortes, o álcool final pode ser transformado no alcano correspondente.

Adição de Cianidreto (HCN)

Adição de Bissulfito de Sódio ( NaHSO3)


Adição de compostos de Grignard (RMgx)



Compostos do tipo desse brometo final são importantes, pois reagem com a água (isto é, sofrem hidrólise), produzindo álcoois:

Compostos Organometálicos

Um tipo curioso de reação é a de adição de certos metais (Mg, Zn etc.) aos haletos orgânicos, como exemplificamos abaixo:

Os compostos formados, chamados de organometálicos, são largamente empregados em sínteses orgânicas por apresentarem alta reatividade química.
Por exemplo:

Na Química dos compostos organometálicos um nome muito importante é o de François Auguste Victor Grignard (1871-1935). Grignard trabalhou intensamente na síntese de muitos compostos orgânicos. Sua descoberta principal foi a preparação, em 1900, dos chamados compostos de Grignard (RMgX), um dos mais úteis e versáteis reagentes da Química Orgânica. Além disso, os compostos de Grignard serviram como exemplo para a preparação de vários outros compostos organometálicos de enorme utilidade na Química Orgânica.

Para entendermos a importância dos compostos de Grignard, devemos lembrar que, em geral, os compostos orgânicos são pouco reativos por serem apolares. Nos casos dos haletos e dos compostos de Grignard, a situação é totalmente diferente. Observe, por exemplo, uma das sínteses de Grignard.

Vemos, então, que, no haleto, o grupo orgânico é mais positivo, enquanto, nos compostos de Grignard, a parte orgânica é mais negativa — é essa polaridade que facilita enormemente a reação. Pela descoberta de um reagente totalmente novo Grignard recebeu o Prêmio Nobel de Química de 1912, que foi dividido com seu compatriota Paul Sabatier (1854-1941), este por seus trabalhos de hidrogenação de compostos orgânicos.

• Mecanismo das adições à Carbonila

O ponto reativo da molécula de um aldeído ou cetona é, sem dúvida, a carbonila, altamente polarizada, devido à ressonância:

O fato de o carbono ter carga positiva torna-o suscetível aos ataques nucleofílicos, isto é, aos “ataques” por reagentes negativos (ou neutros, mas com pares de elétrons livres), que são os chamados reagentes nucleofílicos, como, por exemplo, CN-, HSO3 - etc. Seja, por exemplo, a reação:

Esta reação terá início com o ataque do reagente nucleofílico CN- à molécula do aldeído, prosseguindo, depois, de uma forma totalmente previsível, conforme vemos no esquema seguinte: