A exploração dos minerais metálicos no Brasil
A serra dos Carajás
O quadrilátero ferrífero
Maciço do Urucum e exploração de sal
Exploração de alumínio no Brasil
O espaço da circulação no Brasil e os grandes projetos agrominerais e industriais
Recursos Minerais do Brasil
O Brasil é um dos países mais ricos do mundo em quantidade e diversidade de recursos minerais, dentre os quais destacam os minérios de ferro, de estanho, de manganês e de alumínio. A atividade extrativista destes recursos contribui com cerca de 5% na compo sição do PIB (produto interno bruto) brasileiro. Outro aspecto revelador da importância dessa atividade na economia brasileira é a participação relativa da sua produção e da produção dos metais no total exportado pelo país: ultrapassa a casa dos 10%, destacando-se dentre as exportações os minérios de ferro, de alumínio e de manganês e, entre outros metais, o aço e o alumínio.
Figura 1. Disponível em: http://7a12.ibge.gov.br/vamos -conhecer -o-brasil/nosso -territorio/recursos -minerais.html
Região Norte
O extrativismo mineral é uma das mais importantes atividades econômicas da região Norte, em que se destacam as seguintes áreas de ocorrência e produção de minério: a serra dos Carajás e o vale do rio Tombetas, no Pará: as chamadas “aréas do ouro”, por exemplo, o vale do rio Tapajós, no Pará, as “aréas do estanho” onde se concentram garimpos de cassiterita, com o alto curso do rio madeira, e Rondônia.
Serra dos Carajás
As primeiras atividades de extração mineral na área datam do final da década de 1960, o qual era exercido pela Companhia Meridional de Mineração, subsidiária de uma das mais poderosas empresas dos EUA no ramo siderúrgico: a United States Steel. Em 1970, essa subsidiária associou-se a Companhia Vale do Rio para explorarem as jazidas de minério de ferro locais. Atualmente, as atividades mais importantes desenvolvidas na área são: a exploração dos menérios de ferro manganês, exportados para o mercado exterior.
Figura 2. Disponível em: http://geoconceicao.blogspot.com.br/2010/05/recursos -minerais.html
Vale do rio Trombeta
No vale do rio Trombetas (um afluente da margem esquerda do Rio Amazonas), em Oriximiná, no Pará, situam- se as maiores reservas brasileiras de bauxita, o minério de alumínio. A produçãp de bauxita de Oriximaná visa ao mercado externo e também atende aos pr ojetos relacionados com a produção de alumina (bauxita moída e seca) e aluminio implantados na região.
Figura 3 – Bauxita: Vale do Rio Trombetas. Disponível em: http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2015/04/a-importancia -economica-dos-macicos.html
Região Sudeste
O estado brasileiro mais rico em recursos minerais faz parte da região Sudeste: é Minas Gerais, onde se situa o Quadrilátero Central ou F errífero (Belo Horizonte, Santa Bárbara, Mariana e Congonhas do Campo). O qual é responsável por cerca de 75% da produção nacional de minério de ferro, o mais explorado e exportado pelo país. A maior parte das produções é escoada através da estrada de fer ro Vitória-Minas até o porto de Tubarão, em Vitória, no Espírito Santo. As produç~es direcionadas para o mercado imterno, no Sudeste, são escoadas por esse mesmo trajeto (até o porto de Santos) ou então pela estrada de ferro Central do Brasil.
Figura 4 – Quadrilátero Ferrífero (MG). Disponível em: https://www.organicsnewsbrasil.com.br/atitudes-sustentaveis/voce-sabia/o-quadrilatero -ferrifero -de-mg/