Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Questão sobre as Camadas da Terra

Neste vídeo o prof Cláudio Hansen resolve exercícios sobre a composição das camadas da terra. Destacando a importância de entender a diferença entre os componentes que integram cada camada, como o núcleo ou a litosfera.

Questões sobre a Dinâmica das Placas Tectônicas

Questões sobre Interação de Placas

Questão sobre Eras Geológicas

A Formação da Terra

A terra se formou a cerca de 4,6 bilhões de anos. Uma das teorias mais aceitas sobre a formação do planeta é a teoria da Nebulosa, de Kant e Laplace. Ela fala sobre uma grande nuvem de gás e poeira de estrelas que começa a entrar em colapso pelas forças gravitacionais, criando forças de explosão e agregando elementos químicos e causando um movimento de giro num movimento orbital.

Esse processo gerou o aquecimento do interior do protoplaneta. Assim, a Terra era uma grande bola de fogo e, posterior a esse momento, houve um grande processo de resfriamento, onde as rochas se formaram a partir desses aglomerados minerais.

 

 

Estrutura da Terra

A fusão dos materiais ocorreu de forma que os elementos mais leves ficassem próximo a superfície, enquanto os mais pesados foram para o interior da terra, causando a diferenciação da estrutura interna da terra em:

  • Núcleo: composto de ferro e níquel, elementos mais pesados. O núcleo interno é sólido devido às elevadas pressões. O núcleo externo é líquido fundido e responsável por gerar o campo magnético da terra.
  • Manto: composto por material submetido a altíssimas temperaturas e pressão. Rocha fundida. É dividido em manto inferior e manto superior. No manto superior está localizada a astenosfera, camada mais maleável que possibilita o movimento das placas tectônicas.
  • Crosta: composta por minerais mais leves como sílica e alumínio. Compreende a crosta continental e a crosta oceânica. A litosfera compreende a crosta mais o topo rígido do manto superior, acima da astenosfera.

 

A transição entre essas diferentes camadas ocorre de forma abrupta formando descontinuidades, que puderam ser estudas a partir do comportamento de ondas sísmicas. A descontinuidade de Mohorovicic (transição da crosta para o manto) e a de Gutenberg (transição do manto e núcleo) são duas descontinuidades sísmicas famosas.

 

Crosta terrestre

A crosta terrestre começou a se formar a cerca de 600 milhões de anos atrás. Após vários períodos de aquecimento e resfriamento, a superfície que era mais instável e gasosa passa a se tornar mais estável, reduzindo também a ocorrência desses eventos. Com isso, se solidificou uma grande massa de terra, o mega continente conhecido como Pangeia, a cerca de 350 milhões de anos atrás. O processo de separação da Pangeia passa a ocorrer a cerca de 150 milhões de anos. Isto ocorreu há muito tempo e existe uma escala geológica para entendermos a evolução do planeta até como está hoje. São esses períodos de evolução da terra, sendo o Cenozoico o mais recente.

 

Tectonismo

Para entender a atuação dessa força é necessário contextualizar o que são as placas tectônicas. Nesse sentido é preciso entender a Teoria da Deriva Continental criada pelo alemão Alfred Wegener. Ele afirmava que há 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, existia um único supercontinente denominado Pangéia, rodeado por um único oceano, o Pantalassa. Sua teoria era fundamentada na coincidência entre os contornos dos continentes sul-americano e africano, além das semelhanças entre os tipos de rocha, fósseis de plantas e animais encontrados nesses continentes. Mesmo que a teoria tivesse todo o embasamento científico ele não conseguia comprovar como as placas tectônicas se moviam e por isso foi ridicularizado pelos geólogos. Wegener tinha uma formação em meteorologia o que era mais um motivo de crítica.

 

Teoria das placas tectônicas

Em 1960, os geólogos americanos, Harry Hess e Robert Dietz, resgataram a teoria de Wegener para fundamentar sua Teoria da Expansão dos Fundo dos Oceanos. Juntando os pontinhos, criou-se a base para Teoria das Placas Tectônicas. Essas placas corresponderiam à pedaços da litosfera que se movimentam pela diferença de temperatura e pressão do centro da terra.

 

Placas tectônicas

 

Fonte: https://www.wikiwand.com/pt/Litosfera

 

Esses pedaços da litosfera podem ser formados tanto pela crosta continental ou pela crosta oceânica. Esses blocos flutuam sobre a astenosfera, camada de rocha em estado de semifusão (mais flexível), que possibilita o movimento dessas placas devido as correntes de convecção.