Estrutura geológica: definição
Aula sobre definição de estrutura geológica.
Planície litorânea
Planalto atlântico
Depressão periférica
Planalto ocidental paulista
Estrutura Geológica Paulista
O estado de São Paulo pode ser subdividido em cinco compartimentos do relevo.
Disponível em: http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/mapa-relevo-do-esatado-de-sao-paulo.html
- Planalto Ocidental: Representa aproximadamente 50% do estado de São Paulo, com altitudes até 1000 metros. Essa província apresenta espesso conjunto de rochas vulcano-sedimentares da Bacia do Paraná, de idade variada do Jurássico ao Cretáceo.
- Cuesta Basáltica: É uma forma de relevo que apresenta uma vertente abrupta e seu oposto com uma declividade suave. As cuestas basálticas (arenítico-basálticas) são decorrentes da erosão diferencial de remanescentes de rochas vulcânicas em áreas sedimentares. São encontradas na costa leste da Bacia do Paraná, do Rio Grande do Sul a São Paulo. Nesse estado, ficam localizadas entre o Planalto Ocidental, a oeste, e a Depressão Periférica, a leste.
- Depressão Periférica: Caracterizada por um relevo ondulado ou tabuliforme, com altitudes oscilando entre 600 e 700 metros. Na paisagem, destacam-se alguns morros e pequenas cuestas. Observa-se o predomínio de terrenos sedimentares das eras Paleozoica e Mesozoica. Visualmente, aparece como uma larga faixa deprimida, localizada entre as terras elevadas dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, a oeste, e do Planalto Atlântico, a leste e sudeste.
- Planalto Atlântico: Ocorre em faixa de orogenia antiga e seu relevo é sustentado por litologias diversas, quase sempre metamórficas (gnaisses) associadas a rochas intrusivas (granitos). As idades das rochas correspondem ao período Pré-Cambriano e essas podem atingir altitudes próximas aos 2800 metros. A Serra do Mar marca o limite do Planalto Atlântico com a Planície Costeira, formando um paredão majestoso, que desce abruptamente formando a borda do planalto.
- Planície Costeira: Com feições variadas, encontra-se espremida entre a borda do planalto e o oceano. Dilata-se progressivamente no sentido sudoeste até atingir, no vale do Rio Ribeira de Iguape, sua maior largura. Possui alguns maciços isolados, mas é constituída, principalmente, por baixadas fluviomarinhas recentes, resultantes do aterramento de antigos golfões. A Baixada Santista é um exemplo desse processo, que, ainda incompleto pela sedimentação, forma inúmeros canais em torno das Ilhas de Santo Amaro e São Vicente.