Introdução sobre doenças transmitidas pelo ar
Diversas doenças possuem o ar como forma de transmissão. Uma doença transmissível pelo ar é transmitida por secreções nasais ou orais, atingindo novos hospedeiros a serem contaminados. Entre elas, pode-se destacar caxumba, sarampo e catapora, por exemplo. Atuar de forma profilática é importante para evitar surtos de doenças como essas.
Viroses transmitidas pelo ar
Bacterioses transmitidas pelo ar
Qualidade do ar e alergias
Principais vacinas
Quando dizemos que a doença é transmitida pelo ar nos referimos a doenças que são transmitidas por partículas e secreção de saliva, por exemplo, que estão dispersas no ar. Para evitar estas doenças devemos limpar bem as mãos, unhas e objetos onde tocamos, utilizar máscara (principalmente se estiver contaminado) e estar com vacinação em dia.
- Viroses transmitidas pelo ar: As principais viroses são a gripe, o resfriado, a poliomielite, sarampo, catapora, caxumba, rubéola, varíola, mononucleose, citomegalovírus, pneumonia asiática. Muitas dessas doenças são comuns em pessoas com imunidade baixa. A vacinação é muito importante para evitar estas doenças, principalmente realizar a imunização durante a infância.
- Bacterioses transmitidas pelo ar: As principais doenças causadas por bactérias são a pneumonia e a meningite bacterianas, a tuberculose, a coqueluche, a difteria, hanseníase e o antraz. Os antibióticos são medicamentos específicos para bacterioses, usado no tratamento destas e outras doenças.
- Outras complicações com as vias respiratórias: A qualidade do ar influencia diretamente na nossa saúde, principalmente por conta da presença de poluentes e substâncias tóxicas presentes no ar. Dentre as substâncias, podemos citar o monóxido de carbono (CO), gases oxidados (NOx e SOx) e pequenas partículas em suspensão que podem causar irritação e alergias (fuligem, cinzas, pólen…)
Vacinas e tratamentos
As vacinas são de extrema importância para gerar imunidade e evitar complicações e mesmo o óbito. Dentre as principais vacinas, podemos citar a vacina contra a hepatite B, a vacina tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e meningite), a VORH (contra o rotavírus), a VOP (contra a poliomielite), vacina contra febre amarela e a tríplice viral.