Introdução sobre Parasitoses
Doenças de Chagas
Ciclo da Malária
Ciclo da Esquistossomose
Ciclo da Teníase
Ciclo da Cisticercose
Saber o ciclo parasitário de uma doença é importante para saber o modo de transmissão da doença e para ações de combate ao parasita, como desenvolvimento de medicamentos ou ações profiláticas. Veja abaixo algumas doenças e seus ciclos parasitários
Teníase e Cisticercose
A teníase tem como hospedeiro definitivo o homem, e pode ser causada pela Taenia solium (que tem o porco como hospedeiro intermediário) e Taenia saginata (que tem o gado como hospedeiro intermediário). A contaminação se dá pela ingestão de carnes mal cozidas contendo cisticercos, que são cistos formados principalmente na musculatura desses animais, após terem ingerido os ovos de tênia. No intestino humano, esses cisticercos se desenvolvem em tênias adultas, que crescem em proglotes (segmentos do corpo) e liberam novos ovos de maneira assexuada.
Ciclo da Teníase.
Quando há a ingestão de ovos de Taenia solium ocorre a cisticercose. Os ovos caem na corrente sanguínea e ao chegar em algum órgão (que pode ser músculo ou mesmo o cérebro), desenvolvem os cisticercos. Nesse caso, o homem faz o papel de hospedeiro intermediário, e não há desenvolvimento da T. solium adulta, visto que o ciclo foi interrompido (não há a ingestão de carne humana contendo cisticercos por outro indivíduo).
Cisticerco de Taenia solium
Esquistossomose
Causada pelo platelminto Schistosoma mansoni, esta doença também é conhecida como barriga d’água. Ovos do Schistosoma chegam a corpos d’água que contenham o hospedeiro intermediário, que são caramujos do gênero Biomphalaria. Miracídios eclodem dos ovos e penetram nesses caramujos, saindo posteriormente na forma de cercárias, que são capazes de penetrar na pele de indivíduos em contato com a água. A forma adulta se estabelece nos vasos mesentéricos, órgão que fica entre o intestino e é responsável por nutrir essa região. Após a reprodução, os ovos são liberados e passam para o intestino para serem eliminados nas fezes. A maior característica da esquistossomose é o aumento do volume abdominal causado pela migração dos ovos para o fígado e provocando o aumento da pressão venosa na região.
Esquema do ciclo da Esquistossomose.
Ascaridíase
Causado pelo verme Ascaris lumbricoides, também é conhecida como lombriga. A contaminação ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com ovos.
Esquema do ciclo da ascaridíase
Doença de Chagas
Causada pelo Trypanosoma cruzi, comum em casas de pau-a-pique. Isso porque facilita o esconderijo e o contato do vetor com o homem. O vetor é o Barbeiro (Triatoma infestans), que suga o sangue do hospedeiro, ao mesmo tempo que defeca para obter maior espaço no trato digestivo. O parasita está presente nas fezes e entra no hospedeiro por meio da coçadura. Provoca poucos sintomas ao longo de anos, podendo gerar tardiamente problemas cardíacos e intestinais (cardiomegalia e megacólon chagásico).
Inseto popularmente conhecido como barbeiro.
Malária
É uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium e transmitida pelo inseto Anopheles (vetor). O hospedeiro definitivo é o mosquito (onde ocorre a reprodução sexuada), enquanto o hospedeiro intermediário é o homem. A febre que ocorre na malária é bem típica, ocorrendo em ciclos (terçã ou quartã).
Ciclo da malária