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O que é Cartografia? – Principais Projeções

Aprenda o que é a cartografia, ciência que estuda as formas de representar a Terra em um plano.

Modelos de Projeções Cartográficas

Pontos Cardeais e Colaterais

Orientação: Paralelos e Meridianos

Fusos Horários

Linha Internacional de Data

Escalas Cartográficas

Ampliação e Redução da Escala Cartográfica

Cartografia

Localizar-se e orientar-se no espaço sempre foi uma preocupação do ser humano. Hoje, conseguimos fazer isso como muito mais eficiência. Mas o que é cartografia? A cartografia é a ciência responsável por pensar, elaborar e estudar os mapas.

Coordenadas geográficas
Conjunto de linhas imaginárias que cruzam o globo terrestre e permitem que qualquer ponto da superfície terrestre seja localizado. Essa grade é composta por:

  • Latitude:É um traçado perpendicular (horizontal) ao eixo de rotação da Terra. O paralelo ou latitude 0° corresponde à Linha do Equador e divide o planeta nos Hemisférios Sul e Norte. A latitude, portanto, é a medida de distância de um ponto ao Equador e, quanto mais distante desse paralelo, maior é o grau, podendo chegar a 90°N ou 90°S.
     
  • Longitude:É um traçado paralelo (vertical) ao eixo de rotação da Terra. O meridiano 0° é o Meridiano de Greenwich, que divide a Terra nos Hemisférios Oeste (Ocidental) e Leste (Oriental). A longitude aumenta à medida que se distancia do Meridiano de Greenwich, podendo alcançar os valores de 180°O e 180°L.

Fusos horários
O fuso horário é uma convenção que define o padrão de horas no mundo. Esse sistema de fusos representa a mudança de hora à medida que se desloca de um fuso para outro. Ao se dividir os 360° da esfera terrestre por 24 horas (duração do movimento de rotação da Terra), se obtém como resultado 15°. Desse modo, cada fuso possui 15° e cada um corresponde a 1 hora, totalizando 24 fusos.

Todas as regiões que se encontram dentro de um mesmo fuso possuem o mesmo horário. Porém, devido ao fato dos fusos não considerarem as divisões político-administrativas, como países, cidades, estados, entre outros, foram realizadas algumas adaptações para unificar o horário de uma mesma unidade político-administrativa.

Escalas
Para a representação em um plano de uma estrutura de grandes dimensões como a Terra, é necessário que exista uma relação entre as dimensões reais e as dimensões da representação no mapa.

  • Escala numérica: 1:500.000 (1 centímetro no mapa equivale a 500.000 centímetros na realidade).
    A escala numérica é representada dessa forma e significa quantas vezes determinado mapa representa uma redução da realidade.
  • Escala pequena
    Quanto maior o denominador, menor é a escala. Isso significa que os elementos reais foram muito reduzidos, o que ocorre quando são representadas áreas muito grandes. Ideal para representar um mapa do mundo, de um país ou estado.
  • Escala grande
    Quanto menor o denominador, maior é a escala. Isso significa que os elementos reais não foram muito reduzidos, o que ocorre quando são representadas áreas pequenas.

Existe uma fórmula utilizada para descobrir a escala de um mapa, a distância real de uma área representada ou a distância no mapa: a fórmula D= d x E (D - distância real; d - distância no mapa; E - escala).

Projeção cartográfica
As projeções cartográficas permitem representar a superfície esférica da Terra em um plano. Diferenciam-se de acordo com a superfície de projeção:

  • Cilíndrica: a Terra é envolvida por um cilindro de papel, em que são projetados os paralelos e os meridianos. Depois de projetadas essas linhas imaginárias, o cilindro é aberto ao longo de um meridiano, formando ângulos de 90° com os paralelos. Quanto mais distante do paralelo ou meridiano central, maior é a distorção.
  • Cônica: a Terra é representada sobre um plano em forma de cone, em que os paralelos formam círculos concêntricos, ou seja, um dentro do outro. Os paralelos médios possuem a menor distorção.
  • Azimutal (ou Plana): a Terra é representada a partir de um ponto de contato com a superfície de projeção. Os paralelos formam círculos concêntricos e os meridianos formam linhas retas que se separam a partir do ponto de contato. À medida que se afasta do ponto de contato, se aumenta a deformação.

A projeção cartográfica é uma tentativa de representar a Terra em um plano e sempre irá apresentar distorções, podendo ser classificada em:

  • Conforme: os ângulos são idênticos aos do globo terrestre. A forma dos continentes é representada sem distorção, porém, há alteração do tamanho de suas áreas.
  • Equivalente: as áreas se mantêm proporcionalmente idênticas, embora as formas estejam deformadas.
  • Equidistante: as distâncias entre os pontos de um mapa são precisas.
  • Afilática: não preserva as propriedades anteriores, porém, a distorção dos ângulos, das áreas e das distâncias tende ao mínimo possível.

Cartografia temática
A cartografia temática busca trazer para os mapas dados qualitativos e quantitativos adquiridos pela Geografia e outras ciências, expressando-os de forma gráfica. Existe a preocupação de apresentar os dados com a precisão gráfica que cabe à cartografia básica, facilitando a tomada de decisões ao auxiliar na compreensão dos temas (sociais e naturais) que compõem o espaço geográfico. A representação da distribuição de recursos minerais e energéticos no Brasil e a distribuição da população no território brasileiro são alguns dos temas apresentados pela cartografia temática.

Tecnologias aplicadas à cartografia
Cabe destacar o papel das novas tecnologias aplicadas à cartografia, como os satélites e o GPS. Esses instrumentos possibilitam a coleta e o processamento de informações como nunca vistos.

  • Sensoriamento Remoto:é a obtenção de imagens a partir de sensores acoplados nos satélites ou aviões. É a captação e registro de imagens a longa distância. Podem ser obtidas imagens de florestas, cidades, nuvens, entre outros.
  • Sistema de Posicionamento Global (GPS):Desenvolvido na época da Guerra Fria, o GPS aponta com precisão a localização de um objeto ou pessoa. Entre suas utilizações, se encontra o direcionamento em ruas e rodovias, quando instalado em automóveis.