Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Monopólios e oligopólios: definição

O professor Ricardo Marcílio fala sobre cartel, truste, holding e estratégias empresariais. Confira!

Cartel

Truste

Holding

Dumping

Estratégias empresariais

Uma das características mais importantes do Capitalismo Financeiro foi a formação de grandes empresas industriais e comerciais, além da proliferação de instituições financeiras. Assim, para as empresas garantirem o lucro e o retorno dos investimentos, começaram a se organizar de forma a obter cada vez mais uma fatia do mercado. Diversos mecanismos foram criados para facilitar e instituir esses grandes blocos empresariais, garantindo a lucratividade e impedindo a livre concorrência. Embora as atividades monopolistas (domínio do mercado por uma empresa) sejam combatidas por meio de leis em diversos países, é muito comum observá-las na economia, através de práticas como o truste, o cartel e a holding.

 

Truste

Quando uma empresa ou um conjunto delas se unem ou se fundem controlando o capital de forma conjunta e centralizando as decisões. Forma uma organização mais ampla e lucrativa, podendo assim estabelecer uma política de preços mais elevados assegurando altas margens de lucro.

 

Cartel

Não muito diferente do truste, o cartel é uma prática financeira em que as empresas também fazem acordos (informais) estabelecendo um preço comum e mais elevado, dividindo o mercado e a produção. Ajuda a evitar a concorrência e garante a lucratividade. É mais comum em setores já oligopolizados (poucas empresas dominam o mercado) e a grande diferença para o truste é que não há fusão e, portanto, as empresas não perdem independência financeira. Muitos países definem essa prática ilegal. No caso brasileiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) é o órgão governamental responsável pelo julgamento de casos relacionados à formação de trustes e cartéis. O primeiro caso, de truste, precisa ser analisado se a fusão não irá prejudicar a livre concorrência, e o segundo caso é considerado ilegal.

Holding

Pode se entender a holding como uma empresa administrativa. Geralmente, não possui nenhuma atividade produtiva, mas é responsável por centralizar e administrar a política do grupo que controla, formando assim um conglomerado (empresas que atuam em diversos setores). Na prática, a holding detém um controle acionário de outras empresas (subsidiárias) e é o estágio mais avançado de concentração do capital.

 

O dumping é uma prática comercial em que uma ou mais empresas vendem seus produtos e serviços abaixo do preço do mercado, inviabilizando o modelo de negócios de uma outra empresa. O objetivo é eliminar a concorrência e conquistar uma fatia maior de mercado. Geralmente, é associado a vendas no exterior, por exemplo, quando agricultores da Europa e dos Estados Unidos recebem subsídios governamentais, conseguindo produzir e exportar abaixo do custo de produção, o que prejudica as vendas brasileiras no exterior.