Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Geomorfologia: definição

Neste primeiro vídeo do módulo, confira a definição de geomorfologia.

Intemperismo físico

Intemperismo químico

Intemperismo biológico

Erosão

O processo de intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na transformação/desintegração das rochas em fragmentos (sedimentos). O principal produto do intemperismo é o solo. Esse processo de formação dos solos é denominado pedogênese.

 

O intemperismo pode ser classificado em:
Físico: Transformações que derivam de fenômenos físicos, tais como a temperatura e a pressão. A temperatura é um dos principais agentes desse tipo de intemperismo.
Químico: Transformações que derivam de fenômenos químicos, tais como a hidrólise, acidificação e a oxidação. A água é um dos principais agentes.
Biológico: Transformações que derivam da ação de seres vivos e que frequentemente aparecem associadas à um dos outros dois tipos de intemperismo. Alguns exemplos do intemperismo biológico podem ser destacados, tais como, a ação das minhocas, da decomposição de organismos e de raízes de árvores

Na legenda do mapa, entenda intemperismo de grau muito fraco como predomínio do intemperismo físico. Enquanto intemperismo de grau forte corresponde ao predomínio do intemperismo químico.

Cabe destacar que as áreas mais secas têm predomínio do intemperismo físico, a exemplo do Sertão Nordestino. As áreas mais úmidas têm o predomínio do intemperismo químico, a exemplo das áreas litorâneas e da Amazônia brasileira.