Geomorfologia
Intemperismo e erosão
Erosão Pluvial
Erosão eólica e marinha
Erosão glacial e por gravidade
A erosão é um processo êxogeno e modelador do relevo que consiste no desgaste, transporte e deposição dos sedimentos. Nesse sentido é importante ficar atento aos tipos de erosão e respectivas formas que resultam de cada um desse processo. Os tipos de erosão são classificados a partir dos agentes que realizam a erosão sob a litosfera terrestre, como o vento, a água da chuva e dos rios, o sol, etc. Entre os tipos de erosão e suas formas é possível:
• Pluvial: Provocada pela precipitação que leva a formação de sulcos no solo, isto é, ranhuras ou pequenas fissuras. Com o contínuo processo de escoamento superficial da água, essas ranhuras evoluem para cicatrizes maiores, levando ao processo de ravinamento do solo e a formação de uma voçoroca. É agravada pela remoção da cobertura vegetal para ocupação ou atividade agrícola. Nas encostas, essa erosão produz os movimentos de massa, podendo levar a grandes perdas materiais e humanas.
- Fluvial: Provocada pela ação dos rios e leva à formação de vales e cânions.
- Eólica: Provocada pela ação dos ventos e é comumente associada ao relevo em forma de taça.
- Marinha: Provocada pelo mar, principalmente a ação das ondas. É denominada abrasão marinha e produz formas características, como a falésia.
- Glacial ou nival: Provocada pela ação de geleiras, que conseguem carregar grandes massas. Formam vales em forma de U, denominados fiordes. São grandes vales rochosos com paredões. Também produzem as morainas e as estrias glaciares.
A erosão pode ainda ser agravada pelas ações antrópicas; dentre estas, cabe destacar as seguintes:
• Retirada da cobertura vegetal: em muitos casos, ao ocupar uma área, por exemplo, de encosta, o ser humano aumenta a possibilidade de erosão. Isso ocorre porque, ao retirar a cobertura vegetal de um solo, este se torna mais vulnerável à infiltração da água das chuvas, pois as plantas e raízes que antes a absorveriam não existem mais.
• Atividades mineradoras: a mineração também é um exemplo de causa humana da erosão. Isso porque uma das etapas desta atividade é a retirada de parte do solo para a descoberta de um minério, o que ocasiona a perda da estrutura de sustentação do solo, podendo levar à erosão das áreas próximas.