Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Obesidade

Na obesidade há diversos fatores que nos fazem acumular excesso de gordura, com saldo positivo de energia no organismo.

Tabagismo

Álcool

Sal

Outras drogas

Exercício de crack, álcool e sinapses

Exercício sobre tabagismo

Obesidade

A obesidade está cada vez mais frequente na população e, se dá pelo aumento da ingesta calórica e diminuição de seu gasto. Esse excesso de energia é estocado em adipócitos (células).

O índice de massa corpórea (IMC) é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

 

 

A obesidade carrega consigo muitos problemas e doenças, como aumento dos triglicerídeos, LDL, diabetes, problemas cardíacos, articulares, respiratórios, podendo até levar à morte.
O exercícios físico e uma alimentação saudável é a melhor maneira de combate à obesidade.

 

Tabagismo

O tabagismo é um hábito que causa muitos prejuízos a seus adeptos e aos que vivem ao redor dos que fazem seu uso. O fumo também possui relação com o câncer (principalmente no pulmão, boca, faringe), pois em sua composição, o cigarro possui acetona, butano, cianeto, monóxido de carbono, metais pesados, entre outros.
Outros problemas frequentes encontrados nos fumantes, é o dente amarelado, pigarro, asma, enfisema pulmonar (diminui as trocas gasosas), catarata, problemas cardiovasculares (infarto, derrame, varizes) , impotência e diminuição do metabolismo energético.

 

Álcool

O álcool é outra droga que gera muitos estragos ao corpo, pois gera uma série de alterações na fisiologia corporal. O álcool é uma droga inibitória: inibe o sistema nervoso central, causando diminuição de reflexos, memória, automatismo muscular, equilíbrio, inibe o hipotálamo (diminui o ADH, fazendo com que ocorra a desidratação).
Irritação às mucosas do estômago e esôfago também podem ser queixas de pessoas que ingerem álcool frequentemente, juntamente com episódios de taquicardia, pois essa droga provoca o aumento de adrenalina, que aumenta o ritmo cardíaco. O fígado de um alcóolatra também sofre (é no fígado que ocorre a metabolização das drogas do organismo), podendo ocorrer o desenvolvimento de ascite e cirrose. Muitas vezes, dependendo da quantidade de álcool ingerida, pode ocorrer o quadro de coma alcoólico.
O álcool também inibe a fome, provocando doenças causadas por avitaminoses.

 

Sal

O sal é um vilão da saúde, presente em quase todos os alimentos. O sódio é o íon mais abundante do metabolismo, presente em várias reações e processos. O sódio é osmoticamnete ativo, ou seja, retém água.

A quantidade de sódio indicada pela OMS por dia a ser ingerido é de, no máximo, 5g por dia.  

A hipertensão é uma doença que pode ser causada pelo aumento da ingesta de sódio, pois com o aumento dos níveis de sódio na corrente sanguínea, ocorre aumento de líquido (plasma, pois o sódio é osmoticamente ativo) e, com isso, aumento da pressão arterial.

 

Outras drogas

As drogas ilícitas, como maconha, cocaína e heroína atuam nas céluals nervosas (neurônios). Elas atuam como os neurotransmissores: excitam ou inibem as células nervosas.

 

  • Maconha: inibe receptores e gera: hiperemia da conjuntiva, diminui a produção de saliva, aceleração do ritmo cardíaco, diminuição do ritmo da pressão intraglobular, dilatação dos brônquios e bronquíolos (broncodilatação), aumento do apeptite, combate crises epiléticas, possui relação com neuropatias (esquisofrenia, surtos psicóicos).
  • Cocaína: se ligam aos receptores dopamonérgicos, que atuam na sensação de prazer/furor e recompensa. É uma droga viciante e muito perigosa, pois gera dependência. Provoca furor, dilação das pupilas, taquicardia e neuropatias.
  • Heroína: droga injetável - elevado risco de overdose. Gera sensação de prazer, diminuição da dor, inibe o ritmo cardiovascular, gera impotência e diminuição do metabolismo. O grau de dependência é similar a dependência de maconha e cocaína.