Como funciona a Técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro é um método para gerenciar o tempo que você utiliza para exercer tarefas, podendo ser na área dos estudos ou do trabalho. 

A proposta é que você cronometre e foque totalmente no que está executando até que chegue o momento de sua pausa. Todo o método vai intercalando entre períodos estudados e intervalos de descanso. Ah, e se você sente que precisa de mais foco para estudar e manter a produtividade, a gente tem uma dica!

BAIXE O EBOOK 🤩 COMO ESTUDAR SOZINHO SEM PERDER O FOCO 🤩

A seguir, você entende melhor sobre a Técnica Pomodoro e como ela funciona. Confira! 

O que é e para que serve a Técnica Pomodoro?

Criada em meados dos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, a Técnica Pomodoro tem como objetivo fazer você se concentrar nas tarefas que precisa realizar, parando de procrastinar e obtendo mais êxito no que faz. 

Para isso, é utilizado um cronômetro para dividir o trabalho ou estudo em períodos de 25 minutos com breves intervalos entre eles. Isso permite que você faça uma gestão de tempo mais assertiva e é ideal para aqueles que têm dificuldades para se concentrar.

Se você está gerenciando um projeto, além de usar técnicas de produtividade, uma dica é analisar o sucesso desse plano. O professor Eduardo Valladares, um dos mestres aqui do Descomplica Pós-Graduação explica nesse vídeo aqui embaixo, como você pode identificar se um projeto está dando certo ou não.

Como fazer a Técnica Pomodoro?

Pomodoro é uma palavra em italiano que significa tomates. Neste método, um pomodoro significa um período de quatro pomodori divididos em tempo de tarefa realizada e breves momentos de descanso. 

Para começar a técnica, você precisará ter ao seu lado um despertador ou cronômetro e um papel para anotações. 

Se o seu objetivo é estudar, por exemplo, então comece seu estudo e não pare de realizar essa tarefa por exatos 25 minutos. Quando acabar o tempo, descanse por cinco minutos (você pode ir até o banheiro, olhar o celular ou apenas relaxar, por exemplo). Depois, volte à tarefa e fique mais 25 minutos e assim sucessivamente.

Ou seja: realize a tarefa por 25 minutos. Pare, descanse cinco. Volte e faça mais 25 minutos, e assim por diante.

Após completar quatro vezes desse ciclo, aumente seu descanso para 30 minutos. Depois, volte e repita o processo até realizar, novamente, quatro etapas. O procedimento todo deve durar duas horas. 

Lembre-se de, enquanto isso, ter um papel para anotar se algo te tirou a atenção. Por exemplo, se você foi interrompido porque sentiu fome ou seus pensamentos fugiram do foco, anote. Caso alguém te chame ou o telefone toque, também faça a anotação. 

Assim, você saberá quantas vezes foi interrompido, como isso interferiu no seu trabalho e quais são os pontos que mais te tiram a atenção. Ter consciência disso te ajudará a melhorar posteriormente.

Ainda sente que precisa de mais conhecimento para poder terminar essa tarefa mais rápido e de um jeito ainda melhor? O Descomplica Pós-Graduação tem vários cursos que podem te ajudar. São especializações nas áreas de Direito, Marketing, Gestão, Tecnologia e Educação.

Quer conhecer mais a técnica antes de decidir se vai partir mesmo para a Pós? Então, se liga aqui embaixo nos benefícios!

Benefícios do método de gerenciamento de tempo

  • Conseguir se concentrar em uma tarefa; 
  • Saber a quantidade de atividades que consegue realizar nesse tempo; 
  • Entender o que te tira o foco e atrapalha sua concentração; 
  • Otimizar seu tempo; 
  • Aumentar a produtividade, foco e assertividade;
  • Aliviar a ansiedade;
  • Aumentar a motivação e determinação.

Você acha que a Técnica Pomodoro serve para você? Deixe um comentário contando como você faz para focar nos seus afazeres! 

Leia mais conteúdos no blog Tudo Sobre Pós!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
banner-lateral-posts
banner-mobile-posts