Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2017 em primeira mão

Tudo sobre a inscrição no Sisu

Data das inscrições no Sisu 2018

Olho no lance! As inscrições da próxima edição do Sisu, referente ao Enem 2017, devem acontecer alguns dias após 19 de janeiro de 2018. Assim que as datas forem confirmadas, a gente irá atualizar a informação.

Para não perder nenhuma novidade, aproveita e se inscreve na nossa newsletter! 😉

Como fazer a inscrição no Sisu

Ok, vamos rever tudo o que já falamos até aqui:

  • Se você irá fazer a próxima edição do Enem em 2017, e conseguir tirar nota acima de zero na redação e não for treineiro, você poderá se inscrever no Sisu 2018!
  • A inscrição no Sisu é de graça e feita exclusivamente pela internet!
  • Para se inscrever no Sisu, você deverá ter em mãos seu número de inscrição e senha do Enem. Esqueceu qual é? É só recuperar na página do participante do Enem.
  • Existem até três formas de concorrer a uma vaga: ampla concorrência, lei de cotas e ação afirmativa.
  • 50% das vagas são reservadas para a Lei de Cotas, mas você concorre apenas com quem está na mesma modalidade que você!
  • Você poderá imprimir o seu comprovante de inscrição no Sisu, sim!
  • Você poderá alterar suas opções de curso e instituição no Sisu quando e quantas vezes quiser dentro do prazo de inscrição. Apenas a última escolha feita nesse período será levada em conta. 

Certinho? Certinho. Vamos ao passo a passo de inscrição no Sisu:

 

Passo a passo da inscrição no Sisu

1- Acesse o site do Sisu.

 

2- Clique em “Fazer Inscrição”.

3- Entre no Sisu com o seu número de inscrição e senhas do Enem. Se você tiver esquecido quais são, já sabe: entre na página do participante do Enem para recuperá-los!

 

4- Confirme os seus dados cadastrados. Você pode selecionar a opção que usa os seus dados cadastrados no Enem, ou seja, o sistema automaticamente irá recuperar suas informações e suas notas!

5- Você está pronto para escolher a sua primeira opção de curso!

É só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção” e procurar por município, instituição ou nome do curso que você deseja. Quando achar o curso desejado, clique em “Escolher este curso”.

6- Selecione o tipo de vaga que você deseja escolher: vaga por ação afirmativa ou vaga por ampla concorrência. Em seguida, clique em “Escolher esta modalidade”.

7- Confira todas as informações sobre o curso e a instituições que você escolheu e os documentos que serão exigidos para fazer a sua inscrição. Viu tudo direitinho? Então selecione a opção “Estou ciente de toda a documentação exigida para a matrícula, assim como das demais informações contidas acima”.

8- Confirme a sua inscrição!

9- Pronto! Você verá a sua primeira opção de curso e as informações básicas sobre ela. Lembre-se: se você quiser mudar o curso, é só clicar em “Cancelar opção” ou “Escolher outro curso”. Você pode fazer isso quantas vezes quiser até 23h59 do mesmo dia!

10- Agora é só repetir o passo a passo e escolher a sua segunda opção de curso! Ao terminar, confira seus dados e os cursos escolhidos. Você tem até o último dia do Sisu para fazer alterações na sua inscrição. Não se esqueça de imprimir também e boa sorte! 🙂

4 dicas valiosíssimas para sua inscrição no Sisu

  1. O sistema fica aberto por quatro dias e encerra às 23:59 do último dia. Não deixe para fazer nenhuma mudança nesses últimos minutos, vai. Você acaba correndo risco à toa e pode ser prejudicado caso aconteça qualquer imprevisto, então não dá mole!

 

  1. Escolha bem as suas primeira e segunda opções neste processo seletivo! Elas são independentes uma da outra e não se interferem. Pense assim:
  • A primeira opção deve corresponder necessariamente ao curso e universidade que você mais quer! Mas também não desperdice uma chance; se você não estiver com sorte e sua nota final for muito inferior às notas de corte parciais, melhor tentar algum curso para o qual você tenha alguma chance de ser aprovado. Assim, mesmo que não seja aprovado na primeira chamada da primeira opção, pode tentar a lista de espera! 🙂

 

  • Já a segunda opção tem que ser um curso para o qual você tenha todas as chances de passar. Assim, se a primeira opção não der certo, você garante uma vaguinha na segunda opção. E as boas notícias são: se você for aprovado na sua segunda opção, tenha em mente que ainda dá para participar da lista de espera para a primeira opção.

 

  1. Você terá alguns dias entre a divulgação das suas notas no Enem e a abertura do processo seletivo do Sisu. Use esse tempo a seu favor e trace uma estratégia para você. Já conhece as notas de corte do ano passado para o curso e universidade que você tem vontade de estudar? Já refletiu sobre a sua segunda opção? Está levando em consideração mudar de cidade para conseguir uma vaga ou não? Faça isso logo e anote sua estratégia para não ficar confuso quando o Sisu abrir. Quer uma ajuda? Baixe o nosso Guia de Inscrição no Sisu.

 

  1. O Descomplica, que não vai te deixar na mão, possui o Sisumetro! Lá você pode inserir suas notas reais do Enem e, com base nas notas de corte do ano passado, verá uma estimativa de sucesso nos cursos que você mais deseja. Com isso, suas chances no Sisu 2018 aumentam e muito! Corre lá!

 

Mais sobre enem