Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

Tudo sobre a inscrição no Sisu

Data das inscrições no Sisu 2019

Olho no lance! As inscrições da primeira edição do Sisu 2019 (referente ao Enem 2018) acontecerão entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2019.

As inscrições da segunda edição do Sisu 2019 devem ser divulgadas, sem data prevista. Para não perder nenhuma novidade, aproveita e se inscreve na nossa newsletter! A gente avisa pra você em primeira mão. 😉

Como fazer a inscrição no Sisu

Ok, vamos rever tudo o que já falamos até aqui:

 

  • Se você fez o Enem em 2018, conseguiu tirar nota acima de zero na redação e não fez como treineiro, pode se inscrever no Sisu 2019!
  • A inscrição no Sisu é de graça e feita exclusivamente pela internet.
  • Para se inscrever no Sisu, você deverá ter em mãos seu número de inscrição e senha do Enem. Esqueceu qual é? É só recuperar na página do participante do Enem.
  • Existem até três formas de concorrer a uma vaga: ampla concorrência, lei de cotas e ação afirmativa.
  • 50% das vagas são reservadas para a Lei de Cotas, mas você concorre apenas com quem está na mesma modalidade que você!
  • Você poderá imprimir o seu comprovante de inscrição no Sisu, sim!
  • Você poderá alterar suas opções de curso e instituição no Sisu quando e quantas vezes quiser dentro do prazo de inscrição. Apenas a última escolha feita nesse período será levada em conta. 

 

Certinho? Certinho. Vamos ao passo a passo de inscrição no Sisu:

 

Passo a passo da inscrição no Sisu

1- Acesse o site do Sisu.

 

2- Clique em “Fazer Inscrição”.

3- Entre no Sisu com o seu número de inscrição e senhas do Enem. Se você tiver esquecido quais são, já sabe: entre na página do participante do Enem para recuperá-los!

 

4- Confirme os seus dados cadastrados. Você pode selecionar a opção que usa os seus dados cadastrados no Enem, ou seja, o sistema automaticamente irá recuperar suas informações e suas notas!

5- Você está pronto para escolher a sua primeira opção de curso!

É só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção” e procurar por município, instituição ou nome do curso que você deseja. Quando achar o curso desejado, clique em “Escolher este curso”.

6- Selecione o tipo de vaga que você deseja escolher: vaga por ação afirmativa ou vaga por ampla concorrência. Em seguida, clique em “Escolher esta modalidade”.

7- Confira todas as informações sobre o curso e a instituições que você escolheu e os documentos que serão exigidos para fazer a sua inscrição. Viu tudo direitinho? Então selecione a opção “Estou ciente de toda a documentação exigida para a matrícula, assim como das demais informações contidas acima”.

8- Confirme a sua inscrição!

9- Pronto! Você verá a sua primeira opção de curso e as informações básicas sobre ela. Lembre-se: se você quiser mudar o curso, é só clicar em “Cancelar opção” ou “Escolher outro curso”. Você pode fazer isso quantas vezes quiser até 23h59 do mesmo dia!

10- Agora é só repetir o passo a passo e escolher a sua segunda opção de curso! Ao terminar, confira seus dados e os cursos escolhidos. Você tem até o último dia do Sisu para fazer alterações na sua inscrição. Boa sorte! 💚

Mais sobre enem