Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

Como usar o resultado do Enem no Sisu

Divulgação do resultado Enem: quando saem as notas?

Para os candidatos do Enem 2017: todos aqueles que pretendem concorrer às vagas pelo Sisu em 2018 já podem ver o resultado do Enem que saiu 18 de janeiro de 2018. É só ir ao site do Inep e usar seu login e senha para ver suas notas.

 

Para treineiros em 2017: Se você tem menos de 18 anos e ainda não terminou o Ensino Médio, provavelmente fará o Enem para testar os seus conhecimentos e se preparar para o seu vestibular de verdade, correto? Então! As notas para a categoria treineiros sairão cerca de 60 dias depois do lançamento das notas dos candidatos comuns (o que deve acontecer por volta do final de março) . Quando houver data oficial, divulgaremos aqui.

Como utilizar as notas do Enem no Sisu

Você já sabe que o Sisu usa a nota do Enem para escolher os candidatos que vão preencher as vagas oferecidas pelas instituições de ensino, certo? Agora, entenda como isso acontece.

 

Como são informadas, no Sisu, as notas do candidato no Enem?

Quando você acessar o sistema com o seu número de inscrição e senha no Enem, o Sisu automaticamente terá acesso às suas notas obtidas no exame. Mas fique esperto: confira qual é a edição da prova necessária para se inscrever no sistema. Não vale ter feito o Enem 2014 e tentar se inscrever com essa nota na edição 2017 do Sisu!

 

As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem? Como o Sisu calcula a nota nestes casos?

Algumas instituições que participam do Sisu definem pesos diferentes para as provas do Enem. Isso significa que você pode escolher um curso e uma instituição. Se ela adotar peso variado para alguma das provas, a sua nota final será diferente. Um exemplo: em alguns casos, a nota da redação do Enem tem um peso maior do que o resto das áreas de conhecimento (que são divididas em: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas).

 

Um outro ponto importante é que as universidades também podem estabelecer notas mínimas para cada uma das provas da edição atual do Enem. Se sua nota estiver abaixo da mínima definida pela instituição, o sistema recusará a sua inscrição. Segundo o MEC, “se determinada instituição participante do Sisu definir que para seu curso de Letras a nota mínima para a prova de Linguagens é de 600 pontos, um candidato que não tenha obtido nota igual ou superior a 600 pontos na prova de Linguagens não conseguirá se inscrever para este curso dessa instituição.” Certinho?

Notas de corte e classificação parcial no Sisu

As notas de corte e a classificação parcial são os recursos do Sisu que fazem qualquer candidato perder o sono. Mas a gente explica pra você!

A nota de corte dos cursos oferecidos é calculada uma vez por dia durante o período de inscrição. Ela é a menor pontuação necessária para conseguir a vaga desejada. Cada curso tem uma nota de corte e é ela que dá ao candidato uma ideia de sua classificação parcial para o curso e instituição escolhidos.

Exemplo: você se inscreveu para o curso Comunicação Social em uma das instituições de ensino disponíveis no Sisu. Após o primeiro dia de inscrição, o sistema libera uma nota de corte: digamos, para ilustrar, 800,00. Isso significa que a sua média da pontuação do Enem deve ser igual ou superior a 800,00 para você conseguir ingressar no curso. A sua classificação parcial, dependendo da nota de corte, pode estar dentro do número de vagas ofertado (o que significa que você, yes, ainda está dentro da disputa!) ou fora do número de vagas ofertado (o que significa que a sua nota é menor do que a dos outros candidatos que também fizeram a mesma escolha que você).

Nota de corte e classificação parcial são referências para você ter ideia de como está sua situação na disputa por uma vaga. Não são dados definitivos. Isso significa que você não precisa ficar triste se, no segundo dia, a sua nota de corte estiver abaixo da exigida ou se a sua classificação parcial estiver fora do número de vagas ofertado pela instituição. Enquanto a inscrição estiver rolando, pode ser que outros candidatos troquem suas opções de curso. Isso altera diretamente a nota de corte e a classificação. Sim, o jogo pode virar! Não se desespere!

Mais sobre enem