• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Você sabe onde fica o Catar?

Catar: onde fica a sede a próxima Copa do Mundo? 🤔 O próximo campeonato terá várias particularidades por conta de aspectos geográficos e culturais do país. Tanto é que essas características tem a cara do Enem!

SAIBA O QUE ESTUDAR MÊS A MÊS ATÉ O ENEM!

Isso mesmo! Afinal, tem enunciado mais interdisciplinar do que uma união entre Atualidades e Geografia? Por isso, trouxemos algumas informações sobre o Qatar para você se preparar desde agora, tanto para o vestibular como para o hexa!

Mas, antes de seguirmos: você sabe qual a forma correta de escrever o nome desse país? “Qatar” ou “Catar”? A resposta é: os dois! “Catar” é a forma adequada em português. Enquanto “Qatar” é como os próprios catarianos se referem ao seu país. Além disso, a Fifa decidiu usar “Qatar 2022” nas suas comunicações oficiais por ser também o termo usado na língua inglesa – idioma oficial da Federação. Beleza? Dito isso, vamos começar:

Um pouco de História

A região que conhecemos hoje como o Catar é habitada há milhões de anos. Segundo registros, a família Al Khalifa governou o país durante anos. Ainda assim, o Reino Unido sempre teve uma forte influência sobre o país. Tanto é que um acordo entre nobres catarianos e representantes britânicos negociaram o fim do império Khalifa em 1868.

Pouco tempo depois, em 1872, o Império Otomano invade o Catar e o anexa aos seus territórios. A dominação permanece até o começo da Primeira Guerra Mundial, quando os próprios otomanos abandonam o país, possibilitando que o Reino Unido firmasse um protetorado sob o Catar.

Apenas em 1971 o país declara independência do domínio britânico e torna-se o Estado do Catar.

Sistema de Governo

A monarquia é a forma de governo usada no Catar. O modelo é usado desde 1971, quando o país tornou-se independente do Reino Unido. A família real Al Thani investe na modernização da capital desde o começo do seu governo.

Além disso, é do interesse dos monarcas promover a sua imagem perante a comunidade internacional. Para isso, o governo catariano criou a rede de televisão Al Jazira e organiza uma série de eventos esportivos, como a própria Copa do Mundo.

Economia

A base da economia catariana é o petróleo. Desde as décadas de 1950 e 1960, a extração do óleo norteia o progresso socioeconômico do país. Até então, o país vivia basicamente da pesca e da criação de camelos. A família real também investe bastante na produção de gás natural e em ações no mercado financeiro internacional.

População

Estima-se que a população do Catar é composta por 1.409.423 habitantes. Uma curiosidade é que 75% da população é composta por imigrantes, uma das taxas mais altas do mundo. Apesar do processo de modernização relativamente recente, mais de 90% dos catarianos moram em áreas urbanas. Mesmo que existam outras minorias religiosas, o islã é a religião predominante e oficial no Catar.

Localização geográfica

A geografia é um aspecto crucial para a Qatar 2022. Localizado na Ásia ocidental, mais especificamente na península arábica, o Catar será o primeiro país árabe a sediar uma Copa do Mundo. Suas fronteiras encontram a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, ambos ao sul. Já seu litoral é banhado pelo Golfo Pérsico, área que funciona como rota de escoamento para os navios petroleiros.

O Catar também não é um país muito grande não, tá? O território inteiro tem 11.437 km², o que dá, mais ou menos, a metade do estado de Alagoas. A capital fica na cidade de Doha e a língua oficial do país é o árabe. Mas é comum encontrar pessoas que falem inglês, por conta da forte influência britânica.

O país está localizado em um território extremamente árido em que há pouquíssima vegetação natural. O território dificulta a produção agrícola de matéria-prima, logo quase tudo que é consumido no país vem de fora.

Clima

Por conta dos aspectos geográficos citados acima, a Qatar 2022 não será realizada nos meses de junho e julho, como de costume. Afinal, trata-se de um clima desértico! O período marca o auge do verão no país. O que implica em temperaturas médias entre 40ºC a 50ºC. Afinal, estamos falando de um clima desértico. Por conta disso, a Fifa optou por realizar o Mundial no final do ano, já que o inverno catariano conta com uma temperaturas mais amigáveis: a média é de 20ºC a 30º.

Como estudar Geografia?

Como queremos que você garanta sua vaga na faculdade, separamos algumas dicas de estudo específicas de Geografia. Assim, você adapta seu aprendizado com as especificidades da matéria. Confira o vídeo abaixo 👇

Já sabia alguma dessas informações sobre o Catar? Fique ligado nas nas próximas notícias que surgirem sobre o Catar! Vai que alguma novidade cai no Enem? Nosso objetivo é que você faça a prova com a maior segurança possível! Vamos juntos rumo à entrada na universidade? 💪