• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Você já pode pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2018

O período para pedir isenção da taxa de inscrição no Enem 2018 está aberto! Quem deseja prestar o Exame esse ano e tem direito a não pagar a taxa de inscrição, pode fazer o pedido no site do Inep, entre dos dias 2 e 15 de abril. É só clicar aqui e preencher os dados solicitados pelo sistema!

NÃO PERCA TEMPO: COMECE A SE PREPARAR AGORA PARA O ENEM!

O resultado do pedido de isenção será divulgado no dia 23 de abril! Quem tiver a solicitação negada e desejar recorrer, terá entre 23 e 29 de abril para apresentar novos documentos que comprovem o direito de não pagar a taxa de inscrição do exame.

Não dê mole: mesmo quem teve o pedido aprovado, deve fazer normalmente a inscrição no Enem de 7 a 18 de maio, ok? Aqui a gente te conta tudo e tira as principais dúvidas sobre o processo de inscrição no exame!

Quem pode pedir isenção da taxa de inscrição?

Não são todos os candidatos do Enem que podem pedir isenção da taxa de inscrição, viu? Existem quatro grupos que têm direito ao benefício, são eles:

1) Alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio em escola da rede pública;

2) Alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escola de rede pública ou como bolsista integral na rede participar e que tenham renda per capita igual ou menor a 1 salário mínimo e meio;

3) Inscritos no CadÚnico, o cadastro do governo federal que reúne famílias em vulnerabilidade socioeconômica;

4) Participantes da última edição do Encceja, na modalidade Ensino Médio, que tenham conquistado a certificação na área de conhecimento escolhida.

Justificativa de ausência no Enem 2017

Novidade para quem se inscreveu no Enem em 2017 e vai participar novamente esse ano!

De acordo com o edital do Enem 2018, candidatos que tiveram isenção de taxa na última edição do exame e faltaram os dois de prova deverão justificar a ausência do ano passado. Só assim será possível  se inscrever na edição de 2018 sem pagar a inscrição.

Essa justificativa deverá ser feita durante o mesmo período do pedido de isenção, entre 2 e 11 de abril! Caso o candidato não justifique sua ausência no Enem 2017, ele deverá pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 82,00 em maio.

Para conferir as mudanças no edital do Enem ao longo dos anos, é só clicar aqui!

Calendário Enem 2018

Confira agora as datas mais importantes para quem vai prestar o Enem 2018:

  • Pedido de isenção de taxa: 2 a 11 de abril
  • Justificativa de falta no Enem 2017: 2 a 11 de abril
  • Inscrições: 7 a 18 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 7 a 23 de maio
  • Solicitação de atendimento pelo nome social: 28 de maio a 03 de junho
  • Aplicação da prova: 4 e 11 de novembro

É super importante ficar atento a essas datas para não perdê-las! Vale anotar na agenda, colocar alarme no celular, colocar um lembrete na parede do quarto… O que garantir que você vai estar ligado nos dias mais importantes para o exame 😀

A preparação para o Enem já começou, viu? Clique aqui e venha estudar com a gente para arrasar na prova lá em novembro! Cada dia de estudo é essencial para um bom resultado <3 Conte conosco!