• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

A vida não para depois do Sisu: ainda tem Fies e Prouni

Saiba mais sobre Prouni e Fies e entenda qual a melhor opção para você

Não foi classificado na primeira chamada do Sisu? Não se desespere! Fique ligado nas próximas convocações da lista de espera do programa! As universidades participantes do programa farão chamadas até o dia 30 de abril! Mesmo assim, ainda existem três formas de ingressar no ensino superior em 2018 utilizando sua nota do Enem. São elas: o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ambos iniciativas do governo federal, e ainda o Descomplica Bolsas de Estudo.

VEM ENTRAR NA FACULDADE COM O DESCOMPLICA BOLSAS DE ESTUDO! \o/

Talvez você já tenha ouvido falar deles, mas fique ligado! É super comum que os editais do programas sofram algumas mudanças de uma edição para a outra. Por exemplo, o Ministério da Educação (MEC) reformulou todo a estrutura do Fies em 2017 – a partir do primeiro semestre de 2018, o “Novo Fies” passa a funcionar já com essas mudanças. Então, confira sempre os anúncios sobre o programa para o qual você irá aplicar.

Confira tudo o que você precisa saber sobre Prouni e Fies e tire suas dúvidas: 👇

Prouni e Fies são a mesma coisa?

Não! A finalidade dos dois é a mesma: tanto o Fies quanto o Prouni são programas do governo federal feitos para possibilitar a entrada de estudantes de baixa renda no ensino superior privado. Além disso, ambos selecionam os candidatos por meio da nota do Enem. Porém, a forma de cumprir esse objetivo é diferente.

Então, qual a diferença entre os programas?

A maior diferença é que o Prouni oferece bolsas de estudo, enquanto o Fies é uma forma de financiar os estudos do aluno durante seu período na graduação – após a formatura, ele deverá quitar a dívida progressivamente.

Novo Fies

O Novo Fies – formato do programa válido a partir de 2018  – traz três formas de pagar o valor total do curso de graduação para o qual o candidato foi selecionado. São eles:

  • Modalidade 1: 100 mil vagas destinadas a candidatos que comprovem renda de até três salários mínimos. As bolsas serão pagas a juro zero e os recursos serão garantidos pelo governo;
  • Modalidade 2: 150 mil vagas destinadas a candidatos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que comprovem renda de até cinco salários mínimos. Elas serão pagas a juros de 3% e os recursos serão garantidos por fundos constitucionais.
  • Modalidade 3: 60 mil vagas destinadas a candidatos que comprovem renda de até cinco salários mínimos, independente da regiões em que more. Os juros serão superiores a 6% e os recursos serão garantidos pelo BNDES.

Além disso, super importante: é imprescindível ter obtido uma nota superior a 450 pontos no Enem, como também não ter zerado a redação, para poder participar do processo.

Prouni

O programa oferece bolsas integrais e de 50% em cursos de graduação lecionados em instituições de ensino superior privadas a estudantes que não têm diploma de graduação. A seleção acontece duas vezes por ano e os interessados em participar precisam não ter zerado a prova e a redação do Enem assim como o Novo Fies.

Gostei! Como faço para me inscrever?

As inscrições do Prouni 2018 vão abrir entre os dias 06 e 09 de fevereiro. As vagas também já foram disponibilizadas para consulta e apenas dos participantes do Enem 2017 podem se candidatar a uma das bolsas. Além disso, também falta o processo do Novo Fies! No momento, o edital do financiamento ainda não foi divulgado, mas a assessoria do MEC já adiantou que as inscrições vão rolar entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Os interessados podem se inscrever nos site do Fies Seleção a partir da data estipulada.

Fiz o Enem em 2016. Posso participar de algum programa em 2018?

Por conta da reformulação do programa, os candidatos que fizeram alguma edição do Enem a partir de 2010 poderão participar do Novo Fies. 😉 Já as edições de 2018 do Prouni e o Sisu, só vão aceitar as notas relativas ao Enem 2017. Pode ser que o MEC mude essa regra em algum momento, mas, por enquanto, é assim que as coisas funcionam!

Ainda ficou alguma dúvida? Fica tranquilo que você pode saber tudo sobre o Fies e o Prouni conferindo o nosso FAQ lá no Tudo Sobre Enem. Estamos aqui torcendo muito para que você consiga sua tão sonhada vaga na faculdade! Vamos juntos nessa! 👊