• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

As inscrições nas vagas remanescentes do Fies 2017.2 já estão disponíveis

O Ministério da Educação (Mec) liberou hoje (18) as inscrições nas 35 mil vagas remanescentes do Fies 2017.2 -Fundo de Financiamento Estudantil para o segundo semestre de 2017. O primeiro dia de inscrições é válido apenas para os candidatos que não foram selecionados nas últimas chamadas. Estes mesmos participantes não devem ter curso superior. Os demais candidatos poderão se inscrever em datas futuras.  

QUER ESTUDAR NESTA FINAL DO ENEM? A GENTE TE DIZ COMO <3

O programa

O Fies é um programa do governo federal que possibilita estudantes de baixa renda financiarem o seu curso de graduação em instituições de ensino superior privado. Assim como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Fies seleciona os inscritos por meio da nota no Enem.

Para participar, é necessário ter feito o exame a partir de 2010, tirado uma nota mínima de 450 pontos. Além disso, é necessário não ter zerado a redação. Os candidatos também precisam comprovar uma renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos. Ao todo, foram disponibilizadas 75 mil vagas para a primeira chmada do programa.

Novo Fies

Em julho deste ano, o Mec divulgou o formato do Novo Fies. O projeto pretende simplificar os processos para tornar o programa mais sustentável, uma vez que o Fies estava em risco. Segundo dados do próprio Ministério, a inadimplência do programa chegou a 46,4% e o custo total aumentou em quinze vezes desde a edição de 2011. O novo formato entrará em vigor a partir da primeira edição de 2018. Serão ofertadas 75 mil vagas.

O Fies 2017.2 é a última chance de ingressar no ensino superior ainda no segundo semestre deste ano pelas iniciativas do governo. Após o término do processo do Fies, os estudantes interessados nos programas sociais estudantis deverão focar em ter bons resultados no Enem 2017 que irá acontecer em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro. E aí, tá preparado? Fica tranquilo que o Descomplica só solta a sua mão na hora da aprovação 😉