• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Hoje é o último dia de matrículas do Sisu

As matrículas da chamada regular da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ano de 2017 terminam hoje (13). O resultado oficial foi divulgado no começo desse mês, dia 5 de junho. Os convocados que queiram se inscrever têm a total responsabilidade de se informarem sobre horário, documentos, local e procedimentos para a matrícula junto da respectiva instituição de ensino em que foram aprovados. Você pode conferir se foi selecionado no próprio site do Sisu.

Diferente da primeira edição, o Sisu do meio de ano só tem uma chamada regular. Aqueles que não foram aprovados podem demonstrar interesse em participar da lista de espera que será aberta no dia 26 de junho. Este processo é paralelo ao Sisu e cada instituição de ensino irá administrar o seu próprio calendário de convocação.

O Sisu é destinado aos alunos que prestaram o ENEM 2016 e conseguiram uma nota superior a zero na redação. Segundo o balanço oficial do Ministério da Educação (MEC), foram disponibilizadas aproximadamente 52 mil vagas em 1462 cursos de graduação em 63 universidades públicas espalhadas por todas as regiões do país. Até às 18h do dia 1º de junho, último dia de inscrições, a plataforma registrou mais de 880 mil inscrições e 1.703.657 candidaturas. Assim como no começo do ano, cada inscrito poderia escolher até duas opções de curso.

Essa foi a última edição do programa neste ano. Além do Sisu, o MEC ainda tem o Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), um programa de incentivo financeiro. Este último irá abrir suas inscrições para a seleção de estudantes para o segundo semestre de 2017 em breve. Essa será a última chance de conseguir uma vaga na universidade usando a sua nota do ENEM 2016 antes do exame deste ano que será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingo consecutivos. Vamos juntos na busca desse sonho que é a universidade ano que vem? 😉