Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

Tudo Sobre a Redação do ENEM — Saiba o Que Pode ou Não Fazer

Posso usar letra de forma? O título é obrigatório? E se eu escrever um trecho de música? Saiba tudo sobre a redação do ENEM!

Veja tudo sobre a redação do ENEM e garanta a nota máxima na prova!

Que tal saber tudo sobre a redação do ENEM e começar a se preparar com afinco desde já? Em geral, a redação é avaliada através de cinco competências básicas, onde cada uma delas pode receber entre zero e duzentos pontos, onde, caso o candidato consiga todas as pontuações máximas, recebe uma nota mil na somatória.

As competências básicas são:

  • domínio da língua portuguesa;
  • compreensão do tema;
  • seleção de informações;
  • argumentação;
  • proposta de intervenção.

Calma! Não precisa se assustar. Para te ajudar nessa etapa, separamos algumas dicas essenciais que você deve levar como pontos de atenção para não escorregar em detalhes no momento da prova.

 

11 dicas para você saber tudo sobre a redação do ENEM

Na hora de produzir a redação, não dá para ter dúvidas sobre o que pode e o que não pode ser feito, certo? Por isso, separamos onze dicas especiais para você saber tudo sobre a redação do ENEM e garantir a tão almejada nota mil. Confira!

 

1. É permitido usar letra de forma?

Sim! Você pode usar letra cursiva ou de forma, contanto que diferencie maiúsculas de minúsculas e que sua letra seja legível.


2. É proibido usar primeira pessoa na redação?

Não! Existe a primeira pessoal do plural e a do singular. Porém, não use “eu acho” ou “eu quero”, por exemplo. Opte pela primeira pessoa do plural — devemos, buscamos, queremos.

Atenção! A primeira pessoa do plural deve ser um sujeito socialmente considerado, como em “Vamos fazer um Brasil melhor” e não como em “Vamos jogar bola”.


3. É permitido escrever a proposta de intervenção no desenvolvimento da redação?

Sim! No ENEM, é indicado que você deixe as propostas de intervenção para a conclusão. Dessa forma, você não corre o risco de perder pontos por ter se enrolado na coesão.


4. É obrigatório citar os argumentos logo na introdução?

Não! Essa é uma das estratégias possíveis, mas lembre-se de que o desenvolvimento é a parte da redação em que os argumentos devem, obrigatoriamente, serem apresentados.


5. É possível usar metáforas no texto dissertativo?

Sim! Mas, cuidado. A metáfora é um recurso literário, então você pode se prejudicar caso esse artifício não seja usado como recurso de argumentação. Já vimos redação nota mil com uma referência metafórica “O problema dos brasileiros é que eles se vêem como um público de uma tragédia grega esperando o final acontecer, quando na verdade deveriam assumir o papel de protagonistas”. Se for usar, use de forma breve e forma inteligente.


6. É permitido usar letras de música na redação?

Sim! É interessante usar referências da música brasileira, porém, novamente, desde que agregue no tema e seja utilizado com bom senso e perspicácia.


7. É proibido falar mal do governo?

Não! A crítica é válida, desde que seja construtiva. Você deve mostrar o que está errado e o que pode ser melhorado através da argumentação.


8. Escrever hino ou receita de bolo anula a redação?

Sim! Depois de inúmeros casos com receita de miojo e hino do palmeiras, por exemplo, as redações agora são totalmente anuladas nessas situações.

9. Minha redação precisa ter um título? 

Não! A não ser que a proposta de redação deixe explícito que o seu texto precisa de um título, você não precisa se preocupar com isso — não é obrigatório.

Importante! Se você escolher colocar um título na sua redação, não é necessário pular uma linha para começar o texto. Isso só faz com que você tenha menos espaço para desenvolver a sua dissertação.


10. É permitido usar verbo no título da redação?

Sim! O título pode ou não ser uma frase nominal, ou seja, pode ou não ter verbos.


11. Se a folha de redação for rasurada, pontos são perdidos?

Não! Não existe tabela de pontos perdidos por rasura. O que pode acontecer é acabar passando uma má impressão e, claro, perder espaço para escrever sua redação, mas nunca perder pontos.

Quer mais dicas? Então saca só este vídeo, que te ensina a se preparar para a redação do Enem desde já:

Gostou deste artigo com tudo sobre a redação do ENEM? Continue acompanhando nossas novidades e arrase na prova!