• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Sisu UFMG: notas de corte, vagas e lista de espera

A Universidade Federal de Minas Gerais é uma das principais instituições públicas de ensino do Brasil. Reconhecida por sua qualidade, é procurada por muitos estudantes. Por isso, como não poderia deixar de ser, é muito concorrida. Você sonha em estudar na UFMG? Saiba que realizar esse sonho não precisa ser impossível! Para te ajudar a ingressar na federal pelo Sistema de Seleção Unificado, criamos um conteúdo com muitas dicas sobre o programa Sisu UFMG.

Se você deseja se tornar o melhor candidato para esse processo, leia o post a seguir com atenção! Falamos sobre as notas de corte do Sisu 2019, regras para participar, vagas, definições sobre a matrícula e lista de espera. Confira:

UFMG: a Universidade Federal de Minas Gerais

Com sede em Belo Horizonte, a UFMG é a maior universidade do estado de Minas Gerais. De acordo com o Academic Ranking of World Universities 2019, está classificada entre as cinco melhores universidades do Brasil. A instituição ainda possui um dos maiores núcleos de inovação do País, além de de diferentes projetos e programas de ensino.

Sisu UFMG 2020: como funciona o processo

O Sisu 2020.1 começa em 21 de janeiro. Assim, para se tornar o melhor candidato, é preciso conhecer as regras e principais diretrizes do processo. Confira:

Quem pode participar?

Para se inscrever no Sisu 2020 e se candidatar para vagas na UFMG, é preciso:

  • Ter realizado o Enem 2019;
  • Não ter zerado a redação;
  • Não ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio como treineiro;
  • Ter concluído ou estar regularmente matriculado na 3ª série do Ensino Médio.

Sisu UFMG: Vagas disponíveis em 2020

O processo Sisu UFMG 2020 conta com 6.309 vagas, em dezenas de cursos. 3.152 delas são de ampla concorrência, enquanto 3.157 são destinadas à ações afirmativas, assunto que falaremos no decorrer do texto.

Para saber se seu curso dos sonhos faz parte da UFMG, veja a lista completa a seguir:

Vagas Sisu 2020 disponibilzadas pela UFMG (Campus Belo Horizonte)

Cursos Sisu UFMG 2020 Campus Belo Horizonte

Vagas Sisu 2020 disponibilizadas pela UFMG (Campus Montes Claros)

Cursos Sisu UFMG 2020 - Campus Montes Claros

Conheça mais sobre as modalidades de vagas

Durante sua inscrição no Sisu, você precisa definir qual será a categoria da vaga na qual pretende concorrer. Para entender um pouco sobre isso, se mostra importante conhecer um pouco mais sobre as ações afirmativas. Essas medidas pretendem combater discriminações e promover o acesso à educação de minorias.

LEIA MAIS SOBRE A LEI DE COTAS E DIFERENTES TIPOS DE VAGAS DISPONÍVEIS NO SISU 2020

Dessa forma, existem dois tipos principais de vaga disponibilizadas no Sisu UFMG:

  • Ampla concorrência;
  • Reservadas (destinadas às ações afirmativas).
Condições e Critérios

Se você deseja se candidatar às vagas reservadas, se mostra necessário atender, pelo menos, um desses critérios. São eles:

  • Ter realizado, integralmente, o Ensino Médio em escola pública;
  • Possuir renda familiar per capita bruta mensal de até 1 salário mínimo e meio;
  • Ser autodeclarado preto, pardo ou indígena;
  • Possuir algum tipo de deficiência.

A fim de comprovar as condições e critérios listados acima, é preciso fazer uso de uma série de documentos, como comprovantes de renda, relatórios médicos, etc. Assim, só opte por essa opção se, realmente puder comprová-la, combinado?

Como realizar a matrícula na UFMG pelo Sisu 2020…

Passou no processo Sisu UFMG 2020? Comemore, pois essa conquista é muito importante! Mas, antes de se preparar para estudar, não se esqueça de conferir as dicas abaixo para não perder as partes mais importantes do processo:

  • O registro acadêmico deve ser realizada na página oficial do Sisu na universidade, que pode ser acessada aqui;
  • Em seguida, se mostra necessário iniciar o procedimento presencial de apresentação de documentos e matrícula nas atividades curriculares;
  • Ainda não foram definidos datas e horários para o processo;
  • A lista completa de documentos consta no Edital Sisu UFMG 2020.

…e participar da lista de espera

O seu resultado no Enem ficou próximo da nota de corte de uma das suas opções escolhidas? Então, é possível participar da lista de espera para conquistar sua tão sonhada vaga. Confira o processo passo a passo:

  • O candidato deve registrar seu interesse na lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 04 de fevereiro no site oficial do Sisu;
  • Participantes do Sisu 2020 aprovados na 1ª ou 2ª opção de curso NÃO PODEM se inscrever na lista de espera;
    Candidatos, obrigatoriamente, devem selecionar apenas UMA opção de curso para inscrição na lista.

Sisu UFMG: Notas de Corte de 2019

Não existe forma melhor de conferir suas chances no Sisu 2020 do que dar uma olhada nas notas de corte do ano passado. Veja a lista completa:

Campus Belo Horizonte

Vagas de Ampla Concorrência

Notas de Corte Sisu UFMG Ampla Concorrência

Vagas de candidatos que realizaram o Ensino Médio em Escola Pública

Vagas de candidatos que realizaram o Ensino Médio em Escola Pública e possuem renda familiar bruta mensal de até 1 salário mínimo e meio

Vagas de candidatos que realizaram o Ensino Médio em Escola Pública e se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas

Vagas de candidatos que realizaram o Ensino Médio em Escola Pública, se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas e possuem renda familiar bruta mensal de até 1 salário mínimo e meio

Vagas de candidatos portadores de necessidades especiais e possuem renda familiar bruta mensal de até 1 salário mínimo e meio

Vagas de candidatos portadores de necessidades especiais e que cursaram o Ensino Médio, integralmente, em escola pública

Vagas de candidatos portadores de necessidades especiais, que cursaram o Ensino Médio, integralmente, em escola pública e possuem renda familiar bruta mensal de até 1 salário mínimo e meio