• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Sisu segundo semestre: saiba o que é e como funciona

O Sisu segundo semestre está chegando! Para quem não sabe, Sisu significa Sistema de Seleção Unificada. Trata-se da plataforma em que a nota do Enem é usada para selecionar os candidatos que ingressarão nas vagas ofertadas pelas universidades.

GARANTA SUA VAGA EM 2019 E COMECE A ESTUDAR PARA O ENEM O QUANTO ANTES!

Todo ano, o sistema fica aberto por dois períodos: no início do ano para aprovação no primeiro semestre da faculdade; no meio do ano, para aprovação para o segundo período. Vale lembrar que a inscrição do Sisu é gratuita!

As principais universidades do Brasil usam o Sisu para aprovação em seus cursos. Cada instituição tem autonomia para determinar o peso das notas de cada área do conhecimento da prova do Enem, e também é possível que exijam uma nota mínima para aprovação em seus cursos. 

Como funciona o Sisu do segundo semestre

O Sisu do meio do ano funciona da mesma forma que a primeira edição, mas há menos vagas disponíveis. Podem se inscrever todos que fizeram Enem no ano passado e não zeraram a redação.

Como se inscrever

O Sisu fica aberto durante quatro dias. Para acessar o sistema é só usar o número de inscrição e senha do Enem. Dentro da plataforma, você pode escolher entre duas opções de curso.

Notas de corte

Ao final de cada dia, há um balanço geral e as notas de corte para as vagas ofertadas são definidas segundo o número de vagas disponíveis para cada curso e nota média dos candidatos que se inscreveram nestas vagas. Cada um pode mudar de opção de curso quantas vezes quiser, adequando sua nota ao curso com a nota de corte mais viável.

Chamada regular

No último dia, o que o candidato escolher como opção de curso, será a cartada final. Não há como trocar depois que o sistema fecha. Se você for aprovado logo na primeira opção, será convocado na chamada regular e a segunda será desconsiderada. 

Se a aprovação ocorrer na segunda opção de curso, o candidato permanece na fila de espera para para a primeira opção.

Se não for aprovado em nenhuma opção, ficará na fila de espera da primeira e a segunda opção é desconsiderada.

Segunda chamada e lista de espera 

Atenção! Para ficar na lista de espera depois da chamada regular, é necessário manifestar interesse. Isso é feito em um botão dentro da plataforma.

O Sisu não tem uma segunda chamada oficial. O Mec apenas encaminha as listas de espera para as universidades e as próximas chamadas são encaminhadas pelas próprias instituições.

Inscrição na universidade

Depois da divulgação das listas de aprovação, o processo de admissão na universidade fica por conta das próprias instituições. Por isso, é super importante ficar de olho no site das faculdades e no seu email, é por lá que as chamadas acontecem.

Ainda tem alguma dúvida sobre o Sisu? Temos uma seção que esclarece as principais dúvidas sobre o sistema! Clique aqui e confira tudo que você precisa saber sobre o processo seletivo!

A maior sala de aula direto da sua casa

Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online para o Enem!

👉 Quero estudar!