• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Sisu 2018: como conquistar a vaga na universidade

O Sisu 2018 está aí! E, com ele, vem a chance de passar na universidade ainda este ano! Como não dá para perder essa oportunidade, você precisa criar uma estratégia de inscrição efetiva. Assim, suas chances de ser aprovado em algum curso aumentam consideravelmente. Afinal, o sistema de seleção vai muito além de escolher duas opções de curso avulsas. Confira as dicas:

NÃO DEU PRO SISU? ESTUDE PARA O ENEM 2018 E GARANTA SUA VAGA NA FACULDADE

Conheça o Sisu 2018

Conhecer a plataforma te coloca na frente de muitos concorrentes. Vamos lá: cada candidato pode escolher duas opções distintas de cursos, por ordem de preferência. Porém, suas duas opções podem ser da mesma universidade, por exemplo.

O primeiro macete do Sisu 2018 vai para quem tem certeza total e absoluta do curso que pretende cursar. Os candidatos podem selecionar nas suas opções o mesmo curso oferecido pela mesma universidade, só que em turnos diferentes. Essa estratégia duplica suas chances de ser aprovado.

Só cuidado com uma coisa: coloque, na sua primeira opção, o turno em que você tem mais chances de passar. O Sisu também conta com a lista de espera, em que o candidato pode concorrer a sua primeira opção nas convocações feitas por cada universidade participante.

Conheça suas armas

“Mas, então, o que eu faço com a segunda opção?”

Você deve escolher um curso em que suas chances de passar na primeira chamada são reais! O ideal é que seja uma opção em que você já esteja entre os classificáveis. Ah, claro, também espera-se que seja uma graduação que você realmente se veja cursando.

Mesmo que não seja o sonho da sua vida, a melhor alternativa para a sua segunda opção é um curso que te prepare para uma profissão que você consiga se ver exercendo algum dia. Assim, você faz a matrícula na faculdade logo na primeira chamada e fica torcendo para a sua convocação na lista de espera. 😉

Reflita bem sobre as opções

Acompanhe, diariamente, suas opções de curso. A cada 24 horas, o Sisu libera uma parcial da nota de corte de todos os cursos cadastrados na plataforma. Essa é uma forma de ver quais as suas chances de ser aprovado na primeira chamada, de acordo com a sua nota média no Enem.

Dependendo da alteração das parciais, às vezes é válido você alterar a prioridade das suas opções. Ou então também vale a pena considerar fazer o seu curso em algum estado ou cidade próximos, se por acaso sua classificação estiver melhor rankeada.

De certa forma, não há como prever exatamente o comportamento das classificações. Por isso é importante acompanhar suas opções sempre. Lembre-se também que dá para mudar as suas opções de curso quantas vezes você quiser por dia – até o último minuto em que o Sisu estiver aberto. Fique atento!

Não desanime 💪

Nem por um segundo você deve perder o seu otimismo! Se a ansiedade bater à porta, não a deixe entrar! Tenha em mente que você fez o que estava ao seu alcance para conquistar a aprovação. Não esqueça de acompanhar os resultados parciais durante todos os dias em que o Sisu estiver aberto. Agora, só resta torcer! Mas temos certeza que você será bem sucedido! 😉

Tire as últimas dúvidas

Queremos ter certeza que você fará sua inscrição com total segurança! Selecionamos um vídeo lá do nosso canal no YouTube para matar qualquer dúvida que tenha restado. Confira as dicas a seguir:

Ainda dá tempo de entrar na faculdade neste ano! Escolha as opções de curso no Sisu 2018 de forma estratégica para aumentar suas chances de aprovação. O Descomplica faz questão de acompanhar seus estudantes nessa jornada até a universidade. Só vamos soltar sua mão quando você estiver de matrícula feita no curso dos seus sonhos! Vamos juntos?