• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça o Simulador SiSU e descubra em que faculdade você pode passar

Fez o Enem e quer tentar uma vaga no SiSU pra entrar na faculdade? Não precisa mais esperar as inscrições abrirem, não! Aqui, com o Descomplica, o negócio é rapidinho!  Criamos o Simulador SiSU pra você calcular a sua média geral e saber na hora em qual faculdade tem chances de passar. E o melhor é que o resultado é super confiável!

O Sisumetro é uma ferramenta do Descomplica que calcula a sua média geral e permite avaliar em qual faculdade você tem chances de passar. A plataforma leva em consideração as notas tiradas em cada área de conhecimento do exame e o número de vagas ofertadas na edição do programa. Lindo, né?

Quando você usa o Simulador SiSU, já consegue pensar na melhor estratégia pra entrar na faculdade e escolhe a que funciona melhor pra você! 

gabarito enem - Descrição: CTA direcionando para a ferramenta do gabarito Enem Descomplica

Como simular a nota no Simulador Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) para ingresso nas melhores universidades públicas do País. O processo seletivo acontece duas vezes ao ano e é totalmente baseado na sua nota do Enem.

O Sisu oferece vagas em diferentes modalidades de concorrência e em inúmeras universidades. Como cada uma delas pode adotar pesos diferentes para cada área do conhecimento do Enem, vale a pena simular os resultados antes e entender como a faculdade em que você pretende estudar avalia as notas.

Vale a pena conhecer direitinho todas as regras e as melhores estratégias para conseguir sua vaga no SiSU. Pensando nisso, a gente criou o simulador SiSU, para você ficar por dentro das chances de aprovação de acordo com a nota de corte do Sisu 2021!

Essa ferramenta, que é gratuita, pode ser usada quantas vezes você quiser. E é muito fácil usá-la:

1. Preencha suas notas

Use suas notas reais do Enem 2021 e complete suas informações de cadastro.

2. Escolha seu curso e modalidade

Escolha o estado, curso e modalidade: a gente te mostra quais são as suas chances de aprovação com base nas notas de corte do Sisu 2021.

3. Defina sua estratégia de inscrição

Se liga no nosso Guia Definitivo de Inscrição, que traz várias estratégias para aumentar suas chances de aprovação no exame!

Como funciona o SiSU

O SiSU tem duas edições por ano: a primeira costuma acontecer em janeiro e, a outra, mais para o fim do ano.

As universidades que optam por usar o sistema do SiSU para selecionar seus alunos oferecem um certo número de vagas e, ao fim do processo seletivo, serão escolhidos os alunos mais bem classificados.

Para ter uma noção em termos de números, só no Sisu 2018 foram ofertadas 239 mil vagas!

Para se inscrever no SiSU, você precisa fazer login no site do SiSU, informando seu número de inscrição e senha do Enem. Depois disso, você poderá escolher duas opções entre os cursos e universidades disponíveis

Durante todo o período de inscrição, você poderá fazer quantas alterações quiser na escolha do curso e da universidade. Só a sua última inscrição será considerada!

Na hora de selecionar suas opções no SiSU, defina se pretende concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas reservadas para ações afirmativas. 

Quando o período de inscrição acaba, o Sisu seleciona os candidatos com as melhores classificações de cada curso dentro do número de vagas disponíveis. A notícia boa é que, como você concorre a duas vagas, as suas chances de entrar na universidade aumentam!

Caso o participante seja aprovado em uma das opções (seja a primeira ou segunda), o candidato não possui mais o direito de permanecer na lista de espera. Por isso, pense com carinho na hora de priorizar suas opções! 

Como funciona a nota de corte do SiSU?

A nota de corte dos cursos oferecidos pelo SiSU é calculada uma vez por dia, durante o período de inscrição. Ela é a menor pontuação necessária para conseguir a vaga desejada. Cada curso tem uma nota de corte e é ela que dá ao candidato uma ideia de sua classificação parcial para o curso e instituição escolhidos.

Não entendeu direito? Olha só:

Suponhamos que você tenha se inscrito para o curso Comunicação Social em uma das instituições de ensino disponíveis no SiSU. Após o primeiro dia de inscrição, o sistema libera uma nota de corte de, por exemplo, 800,00. Isso significa que a sua média da pontuação do Enem deve ser igual ou superior a 800,00 para você conseguir ingressar no curso. 

A sua classificação parcial, dependendo da nota de corte, pode estar dentro do número de vagas ofertadas ou fora do número de vagas ofertadas, sacou?

Enquanto a inscrição estiver rolando, pode ser que outros candidatos troquem suas opções de curso. Isso altera diretamente a nota de corte e a classificação. Sim, o jogo pode virar! Não se desespere!

Simule a sua nota para o SiSU com o simulador SiSU do Descomplica! É só clicar e experimentar! Ah! E tem também a nossa ferramenta com o gabarito extraoficial do Enem 2021. Você já fica sabendo da sua nota no dia do exame! Só vem!