• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça o Simulador para calcular a nota do Enem 2020

A gente sabe que bate aqueeela ansiedade pra saber o resultado da prova do Enem, afinal, não é todo dia que se faz uma avaliação pra entrar na facul, né? Pra não te deixar na mão, fizemos um simulador para calcular a nota do Enem 2020 exclusivo.

É comum ficar pensando se foi bem ou não, se deveria ter feito algo diferente ou coisas do tipo, mas pra acabar com esse nervosismo confira nossas dicas pra calcular sua nota.

É muuuito simples e rápido de entrar no simulador de resultado do Enem e ver a sua performance. Então Bora Fazer!

Descomplica: Site que simula a nota do enem 

O primeiro passo é entrar no simulador de notas e selecionar a cor da sua prova. Depois, você deve escolher a língua estrangeira que optou (Inglês ou Espanhol). 

Em seguida, marque no cartão-resposta às suas respostas da mesma forma que estão na prova e confira o que acertou ou errou. Se você quiser pode olhar o gabarito completo. 

Por último, faça um cadastro e veja a sua estimativa de cálculo de nota. Simulando a sua nota é possível saber se você tem chances na vaga que quer!

O mais legal é que dá pra comparar a sua performance com a dos outros alunos que também fizeram o cálculo no simulador de resultado do Enem do Descomplica e com os anos anteriores. Existe simulador melhor que esse?! 😍

Como é feito o cálculo da nota do Enem?

Agora que já te mostramos o site que simula a nota do Enem, vamos te ensinar como é feito o cálculo da nota.

Você sabia que a prova não é calculada de acordo com os acertos ou erros? Na real, cada questão tem um valor específico.

Para chegar a nota final, o Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Quer dizer que uma escala que mede o nível de conhecimento do participante é aplicada, conseguindo avaliar quando o candidato assinala as respostas no chute. Acredita?!

Então, entende-se que quando uma pessoa acerta as questões mais difíceis e erra as mais fáceis, é bem provável que ela tenha chutado. Por esse motivo, pode ser que uma pessoa tenha uma nota diferente da outra, mesmo com a quantidade de acertos iguais. 

Essa é uma maneira no Inep de “premiar” os participantes que realmente estudaram pro exame.

E no caso da redação, você sabe como funciona o cálculo da nota? A gente te conta!

Ela é corrigida por dois avaliadores que analisam o desempenho dos participantes com base nas cinco competências e, em seguida, atribuem uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma delas.  A média final pode chegar até 1000. 

Enquanto a nota da redação não sai, o que você tá esperando pra ver a nota das questões? Acesse o nosso simulador para calcular a nota do Enem 2020 e deixe a ansiedade de lado!