• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Os segredos de quem passou em Medicina

Passar em Medicina é um dos maiores desafios no mundo dos vestibulares. É uma carreira super concorrida, com notas de corte muito altas na maioria das universidades, o que exige muita dedicação, foco, perseverança e paciência. Sabendo que a aprovação em Medicina é um sonho para muita gente – e um sonho que exige tanto esforço! -, chamamos a Ana Luiza e o Theo, ex-alunos do Descomplica e futuros médicos, para compartilhar 6 segredos para passar. Vem descobrir quais são eles:

Organização e planejamento

Uma agenda é uma boa forma de manter seu planejamento em dia. Fonte: Monumental Living

O segredo que eu digo que foi fundamental para minha aprovação foi organização e planejamento. Essas duas palavras tem que vir juntas de vocês durante esse ano do estudo – Theo

Vocês já devem estar cansados de ouvir sobre organização e planejamento, mas existe um motivo para falarmos tanto essas duas palavrinhas mágicas: usá-las na sua vida é essencial para estudar de maneira eficiente e para que seu tempo de estudo seja o mais produtivo possível! É preciso criar uma rotina de estudos detalhada, baseada nos seus objetivos e na sua realidade, para que você saiba exatamente o que já estudou e o que ainda vai estudar e quando.

As formas de organizar e planejar seus estudos são muitas. Uma ótima alternativa é usar um cronograma de estudos e adaptá-lo para sua realidade e necessidades. 

BAIXE AQUI NOSSO CRONOGRAMA DE ESTUDOS!

Aposte no que funciona para você

Não tem muito segredo, você tem que ter foco, disciplina e descobrir qual a forma que você aprende mais – se é assistindo aula, se é fazendo exercício, se você tem que ler a teoria, e por aí vai – Ana Luiza

Assim como cada um tem seus próprios pontos fortes e fracos na hora do estudo, cada um tem uma maneira de estudar que funciona mais do que as outras, que sente que aprende mais e absorve melhor a matéria, certo? É super importante que você saiba qual é a sua! E só é possível descobrir qual é ela testando várias técnicas diferentes e comparando-as.

Fazer um ciclo de estudos completo ainda é essencial para mandar bem no Enem, sem dúvidas. Mas, para conquistar a aprovação, também é essencial que você inclua no seu planejamento com uma frequência maior o método de estudos que funciona para você – justamente porque você já sabe que ele te traz resultados melhores!

Inspire-se na rotina de quem passou em medicina

É super bom vocês manterem uma rotina de estudo concreta. A princípio é muito difícil, muito duro, você estipular que vai estudar 9, 10 horas por dia e a vontade de querer furar sua rotina é constante – Theo

Você já planejou seus estudos baseado no que funciona pra você e também já organizou sua rotina. Agora é hora de pegar tudo isso que está no papel e trazer pra vida real, botar em prática! O estudo precisa fazer parte do seu dia a dia, e não ser uma atividade extra, que você faz quando “dá tempo”. Tem que ser tipo tomar banho, arrumar a cama e comer – são coisas que você já vai fazer naturalmente, ninguém precisa te lembrar.  

Por isso que, na hora de planejar o seu estudo, é super importante ter o pé no chão e não criar uma rotina que você sabe que não vai conseguir cumprir. Ser realista no planejamento vai te ajudar e muito quando colocá-lo em prática, já que vai ser muito mais fácil seguir seus horários e tempo de estudo e se acostumar com eles, ao invés de ficar sempre furando sua rotina.   

Banner Enem 2018

Disciplina rainha, procrastinação nadinha

Para estudar em casa, você tem que ter muita disciplina. Você está na sua casa, você vai acabar procrastinando, tem sua cama ali, você está mexendo no seu computador… Não é fácil se “controlar” para poder estudar direito, mas isso é muito importante, principalmente se você tem muita vontade de passar no vestibular – Ana Luiza

Essa dica é decisiva para todas as anteriores funcionarem e te darem bons resultados no Enem! Ter disciplina para seguir seu planejamento de estudos, se manter sempre organizado e com a matéria em dia é uma tarefa super desafiadora – ainda mais estudando sozinho em casa. Como a Ana Luiza disse ali em cima, não é nada fácil ignorar aquele monte de coisa te distraindo dos estudos, te chamando pra esperar “só mais um pouquinho” pra ir estudar.

Nessas horas, o que vai te obrigar a ter disciplina, focar na matéria e deixar a cama, o Whatsapp e o Netflix pra depois é o seu objetivo, é o seu sonho da aprovação na faculdade de Medicina. Por isso, é sempre importante tê-lo em mente e acreditar que estudando e dando o seu máximo você vai conseguir! Escrever sua meta numa folha de papel e deixá-la num local que você veja todos os dias pode ser uma ótima forma de não perder a motivação e deixar a procrastinação de lado 😀

Conciliando vida social com estudo

É bom saber conciliar questão de amizade, questão de família, questão de redes sociais. Tentar se livrar ao máximo dos vampiros energéticos, que são aquelas pessoas que se aproximavam e jogam carga negativa, que ficam te cobrando o tempo todo – Theo

A palavra de ordem é equilíbrio quando o assunto é conciliar vida social com estudo! Você não deve se isolar do mundo enquanto estiver estudando para o Enem – além de impossível, isso não é um pouco saudável. É claro que você não vai conseguir dar tanta atenção para a sua família, amigos e redes sociais quanto antes, já que agora você tem outras prioridades – tipo passar em Medicina! -, mas eles podem e devem continuar fazendo parte da sua vida. Assim que você conquistar a aprovação, vai ter tempo de sobra pra curtir com os migos e com a sua família e postar muito no Facebook!

Aproveite esse momento para fazer uma limpa nas amizades: não vale a pena gastar seu tempo e energia – que já estão escassos com a correria do vestibular – com pessoas que só te puxam pra baixo e que te desmotivam a conquistar os seus sonhos, né? Quem quer seu bem de verdade vai estar torcendo por você e te dando ainda mais forças para seguir nos estudos!

Tenha um tempo para você!

É importante não esquecer dos momentos de lazer. Fonte: Uol

Quando eu comecei a estudar, eu ouvia muito aquelas frases que eu tenho certeza que muitos de vocês ouvem, porque é o estereótipo do vestibulando: que tem que virar a noite, que não pode ter fim de semana, não pode se divertir, porque tem que ficar por conta dos estudos. E eu percebi que isso não funcionava pra mim. Então, eu tirava os finais de semana para mim, porque isso me relaxa, me desestressava e fazia com que eu aprendesse melhor durante a semana por eu não estar tão cansada de estudar. O cansaço atrapalha demais! – Ana Luiza

Por último, mas não menos importante: inclua na sua rotina um momento de descanso só seu! Vestibular não é sinônimo de se matar de estudar e sim de se planejar e se organizar para estudar bem. Não é nem um pouco produtivo nem saudável estudar sempre cansado, já que você não vai render nos estudos tanto quanto gostaria – isso vai te deixar frustrado e pode até refletir nos seus resultados.

Por isso, é super importante ter o tempo que você achar necessário para se sentir descansado e relaxado o suficiente para manter a rotina de estudos. No caso da Ana Luiza, ela precisava tirar o fim de semana “de folga” para render melhor nos outros dias. Pense no quanto você precisa para descansar a mente e estar pronto para mandar ver nos estudos!