• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba onde e como fazer simulados do Enem de graça

Quer se sair bem no Enem? Não tem receita mágica: o jeito é estudar, montar um bom cronograma, escolher um cursinho para o Enem daqueles bons e fazer simulados. Embora muita gente ainda desconheça a existência dos simulados de graça para o Enem, há muitos deles oferecidos na internet, sabia?

O simulado do Enem é fundamental para que o candidato se acostume com esse tipo de avaliação e entenda a estrutura da prova. Além disso, ele identifica suas maiores dificuldades e consegue trabalhá-las de maneira eficiente.

Quer saber onde fazer os simulados do Enem online e de graça? Vem com o Descomplica!

Simulado do Enem: o que é e como funciona?

O simulado do Enem reúne um conjunto de questões organizadas no mesmo formato do exame. Em geral, são utilizadas as mesmas perguntas que já caíram em edições anteriores.

Quando faz um simulado do Enem, o candidato consegue ter noções importantes da prova, como sua estrutura, tempo de realização e dificuldade. É legal, inclusive, fazer esta prova com um cronômetro ao lado para identificar se você consegue fazê-la dentro do período estipulado.

Os simulados podem ser um bom termômetro para entender onde está a sua maior dificuldade. Assim, você pode se dedicar a essas matérias e melhorar seus resultados lá na frente.

Os simulados gratuitos do Enem podem surgir em dois formatos: mesclando questões de anos anteriores ou reproduzindo a estrutura de uma prova inteira de um ano. O Descomplica tem esses simulados online de graça pra você, sabia?

Por que vale a pena fazer simulados do Enem?

Há muitos benefícios de se fazer um simulado do Enem. Isso porque, como já dissemos, ele norteia o aluno em relação a seus pontos fortes e fracos. Desta forma, é possível montar um cronograma mais alinhado às suas dificuldades e trabalhar nisso.

Só ler e reler os conteúdos, fazendo revisões, mas sem colocar seus conhecimentos em prática, não permite que o candidato saiba exatamente em que ponto está. O simulado online do Enem garante que o estudante compreenda seu real ponto de partida antes do exame oficial.

Entre as principais vantagens do simulado para o Enem estão:

Melhor direcionamento dos estudos

Usar o material de estudo e fazer as atividades propostas no simulado é muito importante na preparação para o Enem. Afinal de contas, todos possuímos pontos fortes e fracos e entender onde é preciso melhorar ajuda – e muito – a ir bem no Enem. 

Controle do tempo durante a prova

Na hora da prova, o tempo é bem cronometrado. Se você faz edições anteriores do Enem, consegue entender bem seu funcionamento na prova e se consegue terminá-la no tempo certo. 

Importante: no primeiro dia de prova, o tempo é de 5 horas e 30 minutos para resolver 45 questões de Linguagens e Códigos e outras 45 de Ciências Humanas. Já no segundo dia, são 5 horas dedicadas às 45 perguntas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

Gerir bem o tempo é fundamental no Enem. Neste momento, os simulados entram como grandes aliados aqui, pois o aluno entende a média de minutos dos quais precisa para resolver cada questão.

Preparação física e mental

O Enem é encarado, por muitos candidatos, como uma verdadeira prova de resistência. É preciso gerir bem o tempo para resolver todas as questões e controlar a ansiedade também. 

Treinar por meio de exercícios ajuda bastante nessa questão. No simulado, o candidato já pode pensar que está de fato no Enem.

Melhor noção da prova

Quando você pratica com o simulado online Enem, conhece melhor o estilo da prova e suas particularidades. Assim, o medo do desconhecido diminui e você consegue mais segurança. 

Agora que você entendeu melhor a importância de um simulado para o Enem, que tal fazer nossos simulados de graça, hein? São todos online e super práticos. Vem conhecer!