• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba como escolher o grau do seu curso no Sisu 2018

As inscrições para o Sisu 2018 estão próximas – o sistema será aberto para os candidatos dia 23 de Janeiro! É super importante que, antes mesmo delas começarem, você já tenha decidido qual será sua primeira e segunda opção de curso e instituição! Para tomar essa decisão, pense na localização da universidade, no turno em que as aulas serão dadas e no grau de formação – essas são as principais características que diferenciam as vagas no Sisu e que podem fazer toda a diferença na hora de concorrer por elas!

DESCUBRA SUAS CHANCES DE APROVAÇÃO NO SISU

O grau de formação tem a ver com a titulação do curso, que nada mais é do que o tipo de diploma que você receberá ao fim da graduação. É preciso ficar bem atento ao escolher o grau do seu curso no Sisu 2018, pois ele influencia diretamente em como será sua atuação no mercado de trabalho.

Confira o que cada grau de formação significa e entenda qual tem mais a ver com você:

Bacharelado

Entenda o que são os graus de Licenciatura, Bacharelado e Tecnológico e como eles influenciam sua escolha no Sisu

O bacharelado é o grau mais comum na graduação, com uma formação mais abrangente, dando uma visão tanto teórica quanto prática da sua área de escolha. Esse tipo de curso, geralmente, dura entre quatro e cinco anos. Ao se formar,  você poderá atuar em vários setores do mercado, como serviços, comércio e indústria.

Com um diploma de bacharel em mãos, você pode se tornar funcionário de uma empresa, abrir seu próprio negócio ou até trabalhar por conta própria! Alguns exemplos de cursos de bacharelado são Administração, Direito, Engenharia, Medicina e Comunicação.

Tecnológico/Curso superior de tecnologia

A formação em grau tecnológico é para quem gosta de colocar a mão na massa! Essa opção é voltada para o ensino técnico, que tem foco na prática. É uma formação direcionada para atividades bem específicas, como Hotelaria, Gastronomia, Gestão Hospitalar e Secretariado.

Essa opção é a boa para quem quer ter um diploma de ensino superior, mas preza por um aprendizado mais técnico. Além disso, é ideal para quem precisa se inserir rápido no mercado de trabalho, já que o curso de grau tecnológico dura de dois a três anos!  

Licenciatura

Se dar aulas é o seu sonho, a formação em licenciatura é a ideal para você! 😀 Essa opção é voltada para formar professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de áreas do conhecimento específicas, como Matemática, Física, Português e História.

No Sisu, ao se deparar com um curso de Geografia, por exemplo, você deverá escolher entre bacharelado (que explicamos acima como funciona!) e licenciatura. Essa escolha depende totalmente de como você quer atuar no mercado de trabalho da sua área. Se você pretende ensinar Geografia para Ensino Fundamental e Médio, o recomendado é que você tenha um diploma de licenciado!

Se liga: se o que você deseja mesmo é lecionar para crianças na Educação Infantil e/ou do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a boa é cursar Pedagogia, ok?  

Área básica de ingresso (ABI)

A área básica de ingresso não é um tipo de grau e/ou formação, mas entender do que ela trata pode ser uma mão na roda na hora de escolher suas opções no Sisu!

Um curso que conta com área básica de ingresso começa com disciplinas básicas – o famoso ciclo básico! – para todos os alunos, dando uma visão geral da área. Depois de concluir essas matérias, você pode escolher uma especialidade para estudar. Em Comunicação na UFRJ, por exemplo, são quatro períodos de ciclo básico e depois os alunos se dividem nas habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Produção Editorial. Esse tipo de prática é bem comum também em cursos de Engenharia!  

E aí? Descobriu qual tipo de grau tem mais a ver com o seu futuro dos sonhos? Estamos aqui torcendo para que você consiga conquistar a vaga perfeita para você no Sisu 2018! Conte com a gente! <3