• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Estudantes já podem renovar seus contratos no Fies

No último dia 14, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde) abriu o processo de renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os beneficiários devem realizar o aditamento pelo site do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) até o dia 31 de outubro. Porém, nos casos de transferência de instituição/curso ou de pedido de dilatação do financiamento, o prazo vai até o dia 30 de setembro.

SE LIGA NESSE GUIA FADÃO PARA ESTUDAR PARA O ENEM 😉

O contrato deve ser renovado a cada semestre até a formatura do estudante. Em caso de aditamentos simples, basta o estudante oficializar a validação no Sisfies. Porém, existem ainda os aditamentos não simplificados, em que a renovação é um pouco mais complexa. Nestes casos, quando há alguma alteração no contrato, como a mudança de fiador, o estudante precisa levar a documentação necessária ao seu respectivo agente financeiro –  Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

Por mais que o prazo seja extenso, é fortemente recomendado que os estudantes concluam o processo o quanto antes, para que não tenham complicações no fim do período. O Fies é um dos programas do governo em que os estudantes podem utilizar a sua nota no Enem para conseguirem uma vaga no ensino superior.

As iniciativas eventualmente são reestruturadas e, neste ano, o Ministério da Educação (Mec) divulgou o Novo Fies, um tipo de contrato do programa que entrará em vigor a partir de 2018. Uma das principais mudanças é a forma do pagamento da dívida: 10% do salário será descontado diretamente da folha de pagamento dos estudantes no momento em que encontrem um emprego formal.  

O edital do Fies 2017.2 foi a última oportunidade de ingressar no ensino superior por meio dos programas federais antes do Enem deste ano. O exame será realizado em dois domingos consecutivos, 5 e 12 de novembro, e você precisa estar preparadíssimo para garantir sua vaga na faculdade! Respira fundo que falta pouco para o momento de gabaritar o vestibular! 😉