• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como funciona a redação do Enem Digital?

O Enem Digital é uma modalidade do exame que começou a ser aplicada no Brasil em 2020. Tem muita gente que não entende bem como funciona a prova e, principalmente, como é a redação do Enem Digital. Se esse for o seu caso, vem com o Descomplica pra manjar tudo da prova e ver como é simples fazer o Enem Digital!

Você sabia, por exemplo, que a redação do Enem Digital não é feita no computador? Mas como será que rola essa prova e o andamento do exame? Pra ter segurança na hora de prestar o Enem 2021, é super importante entender como funciona a redação no Enem Digital e conhecer o tema cobrado na primeira edição.

Vem com o Descomplica que é sucesso! A gente te conta tudinho sobre a redação!

Como funciona a redação do Enem Digital

Muita gente pensa que o Enem Digital tem redação feita de maneira online. Na real, toda a prova é feita pelo computador, exceto a redação. Segundo o Inep, a experiência da versão digital amplia as possibilidades para o futuro, com a possibilidade de fazer provas muito mais interativas.

Os comandos do exame, em geral, são muito simples. Quem tiver alguma dúvida pode consultar um técnico presente no momento da prova. 

Na hora de fazer a redação, o candidato receberá uma folha, igual à usada na prova escrita, onde desenvolverá a dissertação-argumentativa do Enem Digital. Ali, ele deverá escrever a redação em caneta preta com tubo transparente.

Vale lembrar, amiguinhos, que a redação Digital é manuscrita, e não digitada. Então, tem que botar a mãozinha pra funcionar!

O Enem Digital, assim como o impresso, é aplicado em locais designados pelo Inep. Ninguém fará a prova em casa de pijamão, tá jóia?

O que pode zerar a redação do Enem Digital

O Enem Digital segue as mesmas regras que o Enem impresso, então, vale a pena ficar atento a alguns fatores que podem zerar a sua prova. São eles:

  • Fuga ao tema proposto ou texto fora do formato dissertativo-argumentativo;
  • Uso de impropérios, palavrões ou termos inadequados na redação;
  • Cópia integral de textos motivadores ou do Caderno de Questões;
  • Presença de parte deliberadamente desconectada do texto;
  • Texto escrito em língua estrangeira, ilegível ou com menos de 7 linhas.

O uso da máscara é outro ponto super importante no Enem 2021. O Inep informa que seu uso é obrigatório e haverá 25 candidatos por sala, em média, para fazer o Enem Digital – o que torna ainda mais essencial se proteger contra infecções. 

Os demais protocolos contra a Covid-19 também devem ser respeitados, como o distanciamento entre as mesas, a disponibilização de álcool em gel e a ventilação natural no ambiente.

Como foi a redação do Enem Digital 2020?

“O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil” foi o tema da redação da primeira versão digital da história do Enem

O texto, que era manuscrito, feito com caneta preta e não digitado no computador, pedia que o candidato explorasse as desigualdades históricas entre estados brasileiros e os impedimentos para que as regiões pudessem desenvolver aspectos como saneamento básico e educação. 

Havia textos de apoio e referências para nortear a produção escrita do candidato.

Como a redação Digital é corrigida?

Assim como na edição impressa, a redação do Enem Digital é corrigida por avaliadores. Eles avaliam as cinco competências estipuladas pelo Inep, sendo que cada uma é avaliada entre 0 e 200 pontos e, somadas, compõem a nota final do candidato, que varia de 0 a 1000.

Uma coisa legal é que, na edição 2020 do Enem, o Inep divulgou a cartilha com o manual de correção da redação dado aos corretores. Esta foi a primeira vez em que o órgão responsável pela prova compartilhou o documento publicamente.

Já que agora o manual está liberado, vale muito a pena dar uma olhada nele pra arrasar na redação, né? 

O Descomplica te ajuda a entender melhor a redação e ir bem na prova do Enem Digital! Que tal conhecer nossas aulas online para o Enem e fazer parte da galera mais incrível do mundo? Vem com a gente!