• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Redação Enem Digital 2020: Análise do tema

O tema do Enem Digital 2020 abordou “o desafio para reduzir as desigualdades entre as regiões no Brasil”, diferentemente da prova impressa, em que foram tratados os estigmas sociais relacionados às doenças mentais. Na redação da prova digital, é importante ressaltar “desafio” como uma palavra-chave relevante, pois já aponta diretamente para a necessidade de elaboração de propostas que amenizem os aspectos desiguais. É válido, também, salientar que as desigualdades abrangem fatores heterogêneos, como o acesso à educação de qualidade, à cultura, a saneamento básico, à moradia e aos direitos básicos que deveriam ser garantidos a toda população. Por isso, cabe o cuidado ao selecionar aspectos específicos para a argumentação de forma que não fique com teor muito generalizado.

👉 Simule a sua nota com o Gabarito Enem Digital 2020 Descomplica – Gabarito Enem Digital Extraoficial

Apesar de, na frase-tema, o direcionamento ser voltado para a amenização das problemáticas das desigualdades entre cidades, é necessário que a tese e a base argumentativa envolvam as principais causas, a depender do contexto selecionado para apresentar o tema. Dessa forma, as referências socioculturais – como folclore, músicas regionais e até mesmo o processo de construção da sociedade colonial brasileira – são extremamente importantes para análise macrossocial desses fenômenos.

Como possíveis direcionamentos de tese, poderíamos citar, por exemplo, a falta de interesse e investimento estatal em determinadas áreas menos desenvolvidas, o que potencializa os índices de discrepância entre as regiões. Para fundamentar, cabe refletir sobre o retorno financeiro do capital investido que cada região propicia ao estado, em relação a índices de turismo, arrecadação de impostos e especulação imobiliária.

Sobre os textos motivadores, a proposta ofereceu quatro: no primeiro, foi feita uma contextualização histórica do desenvolvimento desenfreado de algumas regiões em detrimento de outras; o segundo abordou dados estatísticos acerca do PIB e IDH; no terceiro, considerações sobre as desigualdades; enquanto o último trouxe uma ressignificação do conceito de globalização em uma entrevista concedida por Milton Santos.

Essa foi a proposta de redação do Enem digital. O tema não foi surpreendente, mas era necessária muita atenção do aluno no desenvolvimento para que o texto não ficasse muito genérico e as maneiras de superar os desafios estivessem bem definidas.

Imagem com a nova campanha de Turmas de Fevereiro para o Enem 2021. Clique para saber mais!

Simule a sua nota do Enem Digital 2020 com o Gabarito Descomplica

Sabia que aqui no Descomplica você pode simular a sua nota do Enem Digital enquanto a nota oficial não sai? Basta acessar o Gabarito Enem, deixar o seu contato e, assim que o gabarito sair, avisaremos direto no seu e-mail!