• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Ranking escolas Enem: veja as posições das escolas no Enem

O Enem é o exame mais disputado e importante da atualidade. Afinal de contas, quem consegue uma boa nota na prova tem mais chances de entrar em uma universidade de ponta, especialmente as públicas. Estudar nos melhores lugares é fundamental pra ter aquele notão, então, que tal conhecer o ranking das escolas no Enem?

Será que na sua cidade tem alguma escola de destaque? Qual é a melhor preparação para o Enem? Essa eleição, feita anualmente, depois de cada edição do exame, avalia as escolas cujos alunos obtiveram as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio.

Se liga no ranking das escolas do Enem e veja quais são as instituições que têm o maior número de alunos com notas excelentes na prova!

Critérios para elaborar o ranking das escolas no Enem 

Na elaboração do ranking das melhores escolas no Enem, são excluídos da contagem os alunos que fizeram o Enem, mas não estavam cursando o 3º ano do Ensino Médio no ano anterior. 

Além disso, a eleição desconsidera os estudantes que não preencheram em qual instituição estudavam. 

Outro ponto é que fazem parte do ranking apenas as escolas com 30 ou mais alunos. Estudantes da Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ficam de fora, assim como aqueles que zeraram a redação ou alguma das provas objetivas.

Ranking das melhores escolas no Enem

O resultado do Enem por escolas varia de acordo com o ano. Isso porque ele retrata o desempenho dos alunos de cada colégio no exame.

O desempenho de escolas públicas e particulares de todo o país no Enem considera as médias das provas objetivas e da redação. Quanto maior forem as notas da galera, maior será a média da escola e, consequentemente, melhor a sua posição no ranking do Enem. 

Dá uma olhada nas notas das melhores escolas no Enem, segundo dados da consultoria ZBS Educação. A avaliação foi feita com base nos resultados do Enem 2019 – antes da pandemia. O top 10 é esse aqui, ó!

RankTipoUFMunicípioEscolaObj + RedaçãoRedaçãoObjetivaQTD Alunos
1PrivadaCEFortalezaFarias Brito Colégio de Aplização76093571635
2PrivadaCEFortalezaAri de Sá Cavalcante Sede Mario Ma…75591571533
3PrivadaMGBelo HorizonteColégio Bernoulli742903702284
4PrivadaMGIpatingaFibonacci Colégio74193969157
5PrivadaMGBelo HorizonteColeguium74092769334
6PrivadaSPSão PauloObjetivo Colégio Integrado73986570855
7PrivadaMGBelo HorizonteColégio Santo Antônio735893695144
8FederalMGViçosaColégio de Aplicação da UFV – Coluni733916687155
9PrivadaSPSão PauloVital Brazil Colégio73091768356
10PrivadaSPSão PauloVertice Colégio Unidade II72889468743

Por dois anos seguidos, as primeiras colocações no ranking de melhores escolas do Enem foram para o Farias Brito, Colégio de Aplicação e o Ari de Sá Cavalcante, Sede Mario Mamede Colégio. As instituições têm, respectivamente, 35 e 33 alunos.

Com 284 estudantes, o Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte (MG), ocupa a terceira colocação no ranking nacional. A quarta e a quinta posições também são de escolas da capital mineira: Fibonacci Colégio e o Coleguium. No sexto lugar está o Objetivo Colégio Integrado, de São Paulo (SP). Na sétima posição, aparece o Colégio Santo Antônio, de Belo Horizonte, com 144 alunos.

A primeira e única instituição pública surge na oitava posição do ranking. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é seguido pelo Colégio Vital Brazil e pelo Vertice Colégio Unidade II, ambas de São Paulo.

Depois de conhecer o top 10, que tal ver o ranking completo das escolas brasileiras no Enem?

Como se preparar para o Enem da melhor forma?

Sua escola ficou de fora do ranking? Não se preocupe! É possível estudar com os melhores materiais e aprender tudo para o Enem com o Descomplica, sabia?

Temos os melhores professores, horários flexíveis e conteúdo totalmente personalizado pra você estudar quando e como quiser. 

Assim, você se dedica ao exame no seu tempo, mas recebe o melhor conteúdo pra fazer bonito na prova e tirar aquele notão. Conheça nossos planos de curso online para o Enem e vem pro Descomplica!