• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questões de Português do Enem: como estudar e onde treinar?

A prova de Português do Enem é, basicamente, um exercício de interpretação com tópicos teóricos. Entender bem esses pontos e investir em formas de se preparar para o exame é, portanto, fundamental. Nesse momento, resolver questões da disciplina ajudam muito!

Em geral, essa disciplina traz questões de nível médio aos candidatos, mas é preciso se preparar para enfrentar desde os conteúdos mais simples até os mais cabeludos. E não se esqueça de que essa disciplina é muito importante para a redação, que é fundamental no Enem.

Se você deseja estudar com questões de Português, o Descomplica pode te ajudar. Temos vários exercícios de Português para você resolver e se preparar!

O que estudar de Português para o Enem

Existem assuntos mais recorrentes quando o assunto é estudar Português para o Enem. Os principais são:

Funções de linguagem

É preciso entender as finalidades comunicativas e como são utilizadas (emotiva, referencial, apelativa, poética, metalinguística e fática). Elas têm o objetivo de mostrar a forma e o motivo pelo qual iniciamos uma mensagem, porém devem observar regras e estruturas. 

Coesão textual

É preciso entender as relações de coesão existentes a partir de duas ou três conjunções. Esse assunto, bastante cobrado na prova de Português do Enem, pode ser estudado com base em exercícios de coordenação e subordinação adverbial.

Variações linguísticas

Informalidade e coloquialidade do texto são outros assuntos frequentes no Enem. Esse tema, mais teórico, permite reconhecer as variedades que existem dentro de um idioma e o valor atribuído a cada uma delas. Preconceito linguístico é um tema em alta e que vale a pena estudar também.

Vanguardas europeias

Essa parte da Língua Portuguesa está associada à Literatura, mas também é cobrada nas provas de Linguagens. Vale a pena estudar Impressionismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo, além de entender as influências dessas vanguardas no modernismo brasileiro.

Ambiguidades

Um texto com ambiguidades deve ser evitado no Enem. Muitas vezes, elas aparecem em enunciados ou em charges, desafiando o candidato a entender seu significado. A ambiguidade pode ser criada pela homonímia, pela polissemia e por uma concessão imprecisa associada a pronomes e qualificadores oracionais.

Entendidos esses principais aspectos, é hora de fazer os exercícios de Português de edições anteriores do Enem e ver como você se sair. Dá uma olhada nas dicas que temos para te ajudar!

✔️ Aprenda também a montar um plano de estudos de Português para o Enem.

Como estudar questões de Português do Enem

Uma das melhores formas de fixar o conteúdo e entender o que é cobrado no Enem é resolvendo questões antigas.

Quando você estiver no momento de estudar Português, vale a pena acessar a plataforma de exercícios do Descomplica!

Disponibilizamos questões com resolução e separadas por temas e grau de dificuldade. Além disso, o sistema monitora o que já foi concluído, o que está em andamento e o que falta fazer, dando a sua pontuação até o momento.

Se você der uma olhada minuciosa no exame de Português do Enem, verá que, das 40 questões, pelo menos 30 tendem a envolver leitura e não conhecimento teórico. Por isso, é fundamental treinar o raciocínio e a compreensão e a melhor forma de fazer isso é resolvendo exercícios!

Em geral, no Enem, a parte de Língua Portuguesa traz um certo tradicionalismo. As questões tendem a apresentar uma lógica de resolução e estão quase sempre atreladas à interpretação.

E vem que tem vídeo sobre como estudar Português para o Enem. Dá uma olhada!

👉 Quem aqui também fica meio perdido quando o assunto é Português para o Enem? Pooois é! Mas, como estamos aqui pra te ajudar e não deixar dúvidas sobre as matérias, fizemos essa aula incrível com o nosso professor Hormes sobre assuntos de Português que caem no Enem.

Já prepara papel e caneta, chama todo mundo e vem pra aula!