• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questões de Biologia do Enem: como estudar e onde treinar?

A parte de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem engloba diversos assuntos de Biologia. Mais do que isso: ela espera que o estudante seja capaz de relacionar diversos assuntos do cotidiano a temas como evolução, fisiologia humana, genética e ecologia.

Uma das formas de se preparar para essa parte do exame é resolvendo questões de Biologia. Elas ajudam a compreender o funcionamento da prova e focar nos assuntos mais cobrados.

Uma dica para se sair bem nas questões de Biologia do Enem é sempre ler com atenção o enunciado, especialmente o último parágrafo. É ali que está a pergunta e as alternativas, que podem trazer alguma dica.

Quer treinar para a prova de biologia do Enem? Nós te ajudamos a encontrar as melhores questões!

Questões de biologia: o que estudar?

O tema “biologia” engloba uma série de assuntos. Por isso, é importante entender o que é mais cobrado no Enem para focar os estudos.

As questões de Biologia do Enem abordam alguns assuntos específicos – tudo relacionado a assuntos do cotidiano, é claro. É importante que o aluno consiga trazer esses conceitos à realidade e relacioná-los a acontecimentos atuais no mundo.

Basicamente, o foco das questões de biologia do Enem é:

  • Ecologia: aqui, são cobrados temas atuais, tais como sustentabilidade, desmatamento, uso da água, poluição, geração de energia, destino do lixo e aquecimento global.
  • Evolução: aqui, é importante prestar atenção às teorias de Lamarck e Darwin, além do mecanismo de formação das espécies. Estudar alguns casos de seleção natural para a evolução da humanidade também é recomendado.
  • Fisiologia: o candidato precisa resolver questões de biologia referentes aos sistemas do corpo e seu funcionamento. O Enem costuma focar nas reações do corpo diante de exercícios físicos, dietas e mudanças climáticas. O funcionamento de vírus e bactérias também é importante.
  • Genética e biotecnologia: o aluno precisa entender a Primeira e Segunda Leis de Mendel, principalmente a definição de genótipos e fenótipos, além dos cálculos de probabilidade. Em biotecnologia, temas como as técnicas do DNA recombinante, de clonagem, terapia gênica e transgênicos, bem como suas implicações, precisam ser estudados. 

Como estudar as questões de Biologia para o Enem

Quer fazer os melhores exercícios para estudar para a seção de biologia do Enem? O Descomplica te ajuda com tudo!

Temos uma página especial só com exercícios dessa disciplina, divididos em áreas. Assim, você pode escolher por onde quer começar, parar o teste se desejar e, depois, retomá-lo. Tudo fica salvo ali, nos seus dados. 

Uma dica de nossos professores é começar a fazer as questões de biologia pela seção “Introdução à Biologia”. Ali, você já consegue ter uma visão dos seus conhecimentos e o que pode ser melhorado.

Feito isso, você pode avançar para Citologia, Bioquímica, Embriologia e outros assuntos que integram os conteúdos de Biologia cobrados no Enem.

Ah! Tem outra vantagem pra você: os conteúdos de Biologia também são divididos em níveis Fácil, Médio e Difícil. Assim, dá pra começar mais devagarinho e aumentar o nível de dificuldade.

Acesse as questões de Biologia do Enem aqui no Descomplica e prepare-se com o seu melhor parceiro de estudos. 

Você pode, inclusive, mesclar a resolução de exercícios com a criação de um cronograma, conforme for sentindo seus pontos fortes e fracos. Assim, as chances de mandar super bem na prova aumentam muito! 

Assista também: Resolvendo questões de Biologia do Enem

Uma das melhores formas de estudar para o Enem é fazendo questões das edições anteriores. Vai ser ali que você vai entender o que é cobrado e como é cobrado. Por isso, nosso professor Rubens Oda, famoso Odinha, veio aqui resolver com vocês algumas questões de Biologia do Enem 2019. Assim você também entende o passo a passo da resolução destes exercícios.