• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Quem pode fazer o Enem de graça?

Há pessoas que ainda não sabem, mas alguns estudantes têm a possibilidade de fazer o Enem de graça, sabia? São três os perfis de alunos que têm direito à gratuidade no exame e, para conseguir esse benefício, é imprescindível se enquadrar nos requisitos e fazer a inscrição de isenção.

Se você está se esforçando nos estudos e quer fazer bonito no Exame Nacional do Ensino Médio, mas tem recursos limitados, não tem problema. É possível fazer o Enem de graça e, a seguir, te contamos como!

Estudantes que podem fazer o Enem gratuitamente

Os perfis de alunos que podem realizar o Enem de graça são três. Veja se você se enquadra em um deles:

  • Quem está cursando a última série do Ensino Médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Quem cursou todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tem renda igual ou menor que um salário mínimo e meio, por pessoa;
  • Alunos que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Ao fazer o pedido de isenção, é importante que o estudante informe sua situação no Ensino Médio: se está concluído ou será finalizado em 2020 ou em outro ano.

Na sequência, o candidato deve preencher o Questionário Socioeconômico do Enem, fundamental para iniciar o processo de isenção de taxas do Enem. Ao final do processo, será gerada uma senha, que sempre deve ser utilizada durante a inscrição e nas etapas seguintes do processo.

Como funciona a isenção de taxas do Enem

Recebidos os pedidos de isenção, o Inep avalia os casos e divulga os resultados no sistema Enem. Se a solicitação de isenção for negada, o participante pode recorrer da decisão.

Entretanto, se for aceita, é preciso, ainda, fazer a inscrição para o Enem, já que essa isenção não significa que ele já está inscrito.

Alunos que obtiveram a isenção no ano anterior, faltaram aos dois dias de provas e buscam isenção novamente precisam fazer uma justificativa de ausência. Ela é solicitada automaticamente, no momento em que o estudante fizer a solicitação de isenção.

Para comprovar essa ausência, é importante, ainda, enviar documentos comprobatórios que justifiquem o pedido.

Fazer o Enem de graça é uma possibilidade oferecida a muitos estudantes brasileiros. Verifique se você se enquadra nessa lista e obtenha esse benefício para ter acesso, sem custos, ao Exame Nacional do Ensino Médio.

Veja também: Cotas no SiSu, ProUni e FIES

Entenda nessa aula do Descomplica quem entra nas cotas do SiSu, ProUni e FIES.

A maior sala de aula direto da sua casa

Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online para o Enem!

👉 Quero estudar!