• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra quem não pode fazer o Enem

É comum que, antes de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, um estudante fique na dúvida sobre quem não pode fazer o Enem. 

Será que é permitido para todas as idades, quem está no 9º ano pode fazer a prova? Ou, ainda, quem pode realizar o exame de graça?

São muitas as dúvidas sobre esse exame que pode ser a glória ou o pesadelo na vida da galera, né não? 

Mas, pra te tranquilizar, queremos dizer que quaaase todo mundo pode prestar o Enem. Ufa! Entretanto, há algumas exceções, mas a gente te explica na sequência!

Quer entender melhor quem não pode fazer o Enem e as regrinhas do exame? Vem com o Descomplica!

Quem pode fazer o Enem 2021

Quer fazer a prova do Enem 2021 e tá na dúvida se você pode ou não? Então, olha só: de forma geral, qualquer pessoa que esteja no Ensino Médio ou já tenha concluído a graduação pode prestar o Enem. 

Entretanto, há algumas situações particulares que exigem atendimentos diferentes nas provas.

Elas estão previstas no edital do Enem, e incluem deficiências físicas, estudantes hospitalizados ou detentos (que também podem prestar o Enem).

A partir de que série posso fazer o exame?

O Enem é o passaporte da alegria para o Ensino Superior.

Ele permite que o estudante use os pontos obtidos no exame para conseguir bolsa pelo ProUni, acesso a universidades públicas pelo SiSu ou financiamento pelo Fies.

Você pode, também, entrar em universidades privadas com essa nota.

Por isso mesmo, o Enem é super concorrido e todo mundo quer prestar o exame. Então, há algumas regrinhas sobre a partir de qual série é possível fazer o exame.

O Enem só aceita inscrições de alunos que estejam devidamente matriculados no Ensino Médio ou que já tenham terminado os estudos.

A boa notícia é que você pode se inscrever como treineiro se não estiver no último ano do Ensino Médio. Assim, já vai treinando pra fazer bonito na “hora H”. 

Presos podem fazer a prova?

Sim. O Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade) é realizado em um período específico, que difere dos dias do exame geral.

O Enem PPL possui o mesmo grau de dificuldade do Enem “normal”, e as áreas do conhecimento testadas são as mesmas.

E pessoas no 9º ano?

Não, migo! 

Para prestar o Enem, é preciso estar no Ensino Médio. Nos primeiros anos, você pode tentar como treineiro e, no último, prestar o Enem pra valer!

Pessoas com deficiência podem fazer a prova?

Sim! Pessoas com deficiência física e/ou mental podem fazer a prova, podendo solicitar atendimento especializado nos seguintes casos:

  • Baixa visão
  • Cegueira
  • Visão monocular
  • Deficiência física
  • Deficiência auditiva
  • Surdez
  • Deficiência intelectual (mental)
  • Surdocegueira
  • Dislexia
  • Déficit de atenção
  • Autismo
  • Descauculia

O candidato deve fazer o requerimento de atendimento especializado quando se inscrever, informando sua condição. 

Grávidas podem fazer o Enem?

Sim! Gestantes podem fazer numa boa. Quem está amamentando também pode! 

Basta informar, no ato da inscrição, que é lactante. Por isso, ela terá atendimento específico e poderá levar um acompanhante adulto nos dias da aplicação do exame.

Esta pessoa ficará em uma sala reservada cuidando do bebê durante a realização da prova. É proibida a presença do bebê e do acompanhante adulto na sala em que a mãe está fazendo o exame. 

Quem está hospitalizado pode fazer o Enem?

Se essa pessoa for escolarizada dentro de um hospital, ou se for um estudante hospitalizado para tratar alguma doença em longo prazo, pode realizar a prova!

Se você se enquadrar nesses casos, pode pedir tratamento específico durante a inscrição, informando qual a condição que motivou o requerimento.

Vale, ainda, apresentar declaração do hospital em que estiver internado(a), dizendo que possui instalações adequadas para a aplicação da prova.

Idosos podem fazer o Enem?

Não há restrição de idade para fazer o exame. Se o candidato idoso precisar de atendimento específico devido a alguma deficiência ou problema de saúde, pode pedir o auxílio da mesma forma que os demais candidatos em situação especial.

O Enem vale como Certificado de Conclusão do Ensino Médio?

A partir de 2017, o Enem não serve mais para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Para conseguir este certificado, agora é necessário prestar o Encceja (Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos).

Que tal estudar com os melhores professores e o material mais incrível? Aqui no Descomplica você consegue tudo isso! Vem na nossa que é sucesso total!