• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Qual é a nova data do Enem 2020 e como se preparar?

Diante da pandemia de COVID-19 que assolou todo o mundo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi altamente impactado. Por isso mesmo, ainda não há uma nova data definida para sua realização, prevista para acontecer no mês de novembro.

O que se sabe, por ora, é que o prazo de inscrição foi prorrogado até 10 de junho, com pagamento do valor de R$ 85, além dos estudantes que têm isenção da taxa de inscrição.

Estima-se que mais de 5,7 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem 2020, mas, sem data confirmada, o que fazer? Como estudar para o exame? Quanto tempo os alunos terão?

Calma que a gente te ajuda a se preparar para o exame e mandar bem nos resultados! Nova data do Enem e como estudar para o exame.

Antes previsto para os dias 1 e 8 de novembro, o Enem teve sua data de realização alterada e, agora, ainda não tem dia para acontecer. Isso não significa, no entanto, que os estudos devam parar!

É fundamental se preparar para o exame – que deve ter uma nota data anunciada em breve. Estima-se que ele seja realizado entre o fim de novembro e início de dezembro, mas ainda não há uma definição por parte do Ministério da Educação.Basicamente, é preciso saber que o Enem é composto por 90 questões no primeiro dia. Elas são divididas entre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, além de uma redação dissertativa-argumentativa.

No segundo dia, há outras 90 questões, divididas entre as áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.Diante dessa maratona de provas (que não é fácil), criar um cronograma de estudos, entender o que cai no exame e se dedicar a temas específicos, como o aprimoramento da redação, são ações fundamentais.

O importante, nesse momento, é esquecer a indefinição sobre o exame e focar no que importa: seus estudos!

Estudar para o Enem: como fazer isso da melhor forma

O Enem cobra conteúdos do Ensino Médio em quatro áreas de conhecimento, que devem ser contempladas nos estudos. São elas:

  •  Matemática e suas Tecnologias: uso de raciocínio e lógica em questões de Matemática;
  •  Linguagens, códigos e suas tecnologias: questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Inglês ou Espanhol;
  •  Redação: dissertação-argumentativa de, no máximo, 30 linhas;
  •  Ciências Humanas e suas Tecnologias: questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, sempre mesclando com as atualidades;
  •  Ciências da Natureza e suas Tecnologias: questões de Química, Física e Biologia aplicadas em temas cotidianos.

Como você pôde ver acima, além das matérias em si, é imprescindível focar em atualidades. Por isso, leituras de jornais, revistas e sites especializados ajudam a entender questões atuais e desenvolver um pensamento crítico sobre a situação política e social do País.

Outro ponto fundamental é a redação. Ela será avaliada de acordo com cinco competências. São elas:

  •  Compreensão da proposta
  •  Domínio da norma padrão da língua escrita;
  •  Seleção, organização e interpretação de informações;
  •  Construção da argumentação;
  •  Elaboração de proposta de solução para o problema abordado.

Nós sabemos que não é fácil escrever uma redação nota 1000 e, por isso, a dica é ler alguns exemplos de bons textos, que obtiveram notas altas, e focar na estrutura do texto, que precisa contemplar o desenvolvimento do tema, argumentação e proposição de uma solução.

Neste vídeo, a gente te ensina a fazer uma redação perfeita para o Enem. Dá uma olhada!

Montando um cronograma de estudos para o Enem

Mesmo sem data definida, o Enem pode ser estudado com um cronograma. Ele, aliás, ajudará muito a contemplar todas as matérias e organizar sua rotina para não estudar demais ou de menos.

Com as aulas online do Descomplica, você consegue montar o cronograma perfeito e fazer um cursinho de alto nível. Temos materiais de aulas completos, com resumo e questões.Além disso, há chats na aula ao vivo. Assim, você tem mais segurança para tirar suas dúvidas e discutir algum tema que não tenha ficado muito claro.

Com nosso método de estudo, você aprende a otimizar tempo, planejar, organizar e fazer a prova perfeita!

Dá uma olhadinha no nosso resumo sobre o adiamento do Enem e veja como, com o Descomplica, é possível arrasar na prova e começar 2021 na faculdade dos sonhos!

Aprender é pra todo mundo

Criamos um plano gratuito com vídeos gravados de todo conteúdo do ensino médio, em aulas curtas e com exercícios para você não parar de estudar