• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Qual é a média do Enem para Medicina?

Medicina é um curso disputado pra caramba, né? Todos os candidatos a uma vaga nesse curso sabem que é preciso estudar arduamente para conseguir uma nota alta no Enem e entrar nas melhores universidades. Por isso mesmo, é fundamental saber a média do Enem para Medicina.

Para conseguir uma vaga em Medicina, o candidato precisa ter uma nota bem acima da média geral no Enem. Assim, é imprescindível acertar grande parte das provas objetivas e redigir um texto excelente para obter uma avaliação alta na redação.

Se você quer passar em Medicina, veja, a seguir, a média de notas necessária no Enem e dicas para atingi-la!

Como funciona a nota do Enem para o curso de Medicina 

Quem pretende tentar uma vaga em Medicina usando a nota do Enem deve, antes de mais nada, entender como funciona a nota de corte. Ela é a pontuação mínima necessária para que o candidato entre em um curso e se baseia em alguns quesitos:

  • Curso escolhido;
  • Instituição de ensino;
  • Turno (na Medicina, geralmente é integral);
  • Campus da faculdade;
  • Modalidade (que pode ser cota ou ampla concorrência).

Se, por exemplo, uma universidade oferece 50 vagas de Medicina, os 50 candidatos com notas mais altas no Enem poderão entrar. 

É importante entender que as notas de corte mudam todos os dias, já que há estudantes entrando e saindo da disputa por uma vaga a todo momento. Por isso, vale entender que você pode até perder uma vaga em determinada faculdade, mas pode conseguir estudar em outra com nota de corte menor.

Processos que utilizam a média do Enem para Medicina

Três processos seletivos (todos do Governo Federal) utilizam a média do Enem para o curso de Medicina. São eles:

SiSu: O Sistema de Seleção Unificada distribui vagas em universidades públicas de todo o País. Várias delas, inclusive, oferecem vagas em Medicina. Para concorrer, basta ter feito o Enem mais recente e ter obtido nota maior do que zero na redação.

O SiSu é um dos processos mais desafiadores em termos de nota do Enem. A média de nota para ser conseguir uma vaga em universidade pública de Medicina é de aproximadamente 850 no Enem. A nota de corte costuma variar entre 800 e 900.

👉 Quer saber mais sobre as notas de corte para Medicina no SiSu, clique aqui!

ProUni: o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos parciais e integrais. Destinado a alunos de baixa renda que desejam estudar em faculdades privadas, requer nota de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero no Enem mais recente. 

quem pretende conseguir uma vaga por meio do ProUni deve obter uma pontuação média no Enem de 740 pontos. A modalidade de cotas é bastante concorrida também.

FIES: o Fundo de Financiamento Estudantil é uma alternativa para quem não conseguiu uma vaga no Sisu ou no ProUni. Ele permite que o curso de Medicina (mais caro do Brasil) seja financiado com juros baixos. Concorrem a esse financiamento estudantes de baixa renda que apresentarem desempenho de, pelo menos, 450 pontos na média das provas. A redação também não pode ser zerada.

No caso do FIES, as médias continuam acima dos 700 pontos – menores que do ProUni ou SiSu, mas ainda altas.

A nota média de Medicina no Enem não é baixa e sabemos disso. Entretanto, se você adotar uma rotina de estudos bem estruturada e conseguir uma redação excelente, as chances aumentam muito. Veja como se preparar aqui!

Prepare-se para concorrer a uma vaga em Medicina com o Descomplica. Nós temos cursos que cobrem toda a preparação do curso de medicina, biomédicas e farmácia. Estude online e chegue pronto para arrasar no Enem!

👉 Veja também essa dica de Como Estudar Medicina em Casa

A maior sala de aula direto da sua casa

Estude para Medicina com o Descomplica e junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online para o Enem!

👉 Quero estudar!