• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Dicas para uma prova digital do Enem sem complicações!

Em 2020, o Enem ganhou uma novidade: a prova digital. Disponível para 100 mil participantes, ela é uma nova modalidade de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio que, até 2026, deve ser totalmente online. 

“A prova digital do Enem pode ser feita do computador do candidato?” “O cronograma é o mesmo da versão impressa?” Essas e outras muitas dúvidas fazem parte dos questionamentos dos alunos e talvez sejam as suas também. Mas relaxa que a gente vai te dar todas as dicas pra fazer uma prova digital do Enem na maior tranquilidade!

Se liga nas principais dicas sobre o Enem Digital e veja como ele é simples e legal de fazer!

Como é a estrutura do Enem digital? Por que ele foi implementado?

O Enem digital tem a mesma estrutura que o impresso. Para fazê-lo, os candidatos precisam se dirigir ao local de prova (não rola fazer em casa, sorry). Chegando lá, o estudante terá um computador para resolver quatro testes objetivos, com 45 questões cada, mais a redação – que será aplicada no papel.

O Ministério da Educação implementou essa modalidade de prova para reduzir a impressão de papel. Para se ter uma ideia do tanto de papel gasto com o Enem, só em 2019, foram mais de 10,2 milhões de folhas impressas! Isso sem falar no alto custo disso.

Com o Enem digital, será possível, no futuro, trabalhar com vídeos, infográficos e games. Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), essa plataforma trará elementos interativos para melhorar a experiência dos candidatos.

Na primeira experiência com essa modalidade de prova, em 2020, os alunos puderam optar entre a prova escrita e a digital. No futuro, eles poderão agendar as provas, que serão aplicadas mais de uma vez por ano.

Dicas para se sair bem no Enem digital

Embora ainda seja algo novo e diferente para todos os candidatos, o Enem digital não precisa ser um desafio. Ao contrário disso, ele pode ser uma oportunidade para explorar habilidades, sabia?

Algumas dicas para se sair bem no Enem digital são:

Adapte-se ao mundo digital

Grande parte dos jovens domina redes sociais, internet e o funcionamento de computadores, mas, se você ainda não tiver muita familiaridade com isso, vale a pena usar mais as ferramentas digitais no seu dia a dia.

Um exemplo é estudar pela internet. Tente aprender por meio de vídeos, infográficos e plataforma virtuais (como o Descomplica). Assim, você já fica acostumado a esse meio e consegue lidar bem com ele.

Faça simulados online

Os simulados ajudam a entender na prática como funciona uma prova digital. A gente pode te ajudar nisso, pois o Descomplica tem um monte de simulados pra você ir treinando!

Simulados ajudam a estar em um ambiente semelhante ao que será utilizado no Enem e ainda permitem que você acompanhe os resultados ao longo do tempo. Com isso, você entende o que precisa melhorar e quais são seus pontos fortes.

Preste atenção ao tempo da prova

Um erro bastante comum entre os candidatos do Enem é não lidar bem com o tempo disponível para fazer a prova. Com isso, eles acabam demorando mais do que o permitido e se atrapalhando na hora de entregar o teste.

Quando você faz simulados do Enem online, consegue se programar melhor para não exceder o limite de tempo. É importante, por exemplo, saber que, considerando o tempo total de prova e o número de questões, a média é de três minutos por questão. A redação pode ser feita em uma hora. 

Uma dica, aqui, é começar por onde você tem mais facilidade. Então, você acelera no começo da prova e depois pega as questões mais espinhosas.

O Enem digital é uma novidade que só traz benefícios aos estudantes. Vale a pena entender essa modalidade de prova e fazer o melhor uso dela! O Descomplica te ajuda a se preparar para o Enem com simulados e aulas online. Se liga! 👇