• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Prouni já tem mais de 377 mil inscrições

Até às 12h do dia 9 de junho, o sistema havia computado mais de 377 mil inscrições na segunda edição do Programa Universidade Para Todos (ProUni) em 2017. Os dados são do Ministério da Educação (MEC). Hoje (9) é o último dia para se inscrever na iniciativa para concorrer a uma bolsa de graduação nas instituições de ensino superior participantes. O prazo é até às 23h59m, horário de Brasília. Ao todo, são 147.492 bolsas ofertadas e o resultado da primeira chamada será divulgado dia 12 de junho.

O programa é voltado para os participantes do ENEM 2016 que obtiveram nota mínima de 450 no exame e não zeraram a redação. Outros pré-requisitos para se inscrever é não ter diploma em ensino superior e ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral. Como também ser portador de alguma deficiência física ou professor da rede de ensino pública.

A inscrição pode ser feita no próprio site do ProUni com o mesmo login e senha do ENEM 2016. Da mesma forma que o Sisu, cada inscrito no programa tem a opção de escolher entre duas opções de curso, o que duplica o número de candidaturas em relação ao número de inscritos. Segundo o último balanço do MEC, o sistema contabilizou aproximadamente 728.425 candidaturas distribuídas entre em 27.237 cursos de 1.076 instituições em todo o país.

O ProUni oferece dois tipos de bolsa baseadas na renda familiar bruta de cada candidato: as parciais de 50% e as integrais. Nessa edição, elas estão distribuídas em 67.603 integrais e 79.889 parciais. Confira as especificações de cada uma delas e também para saber quais os documentos necessários para se candidatar. Não esquece também de acompanhar o calendário do programa para não perder nenhuma data importante, como a segunda chamada. Vamos juntos nessa jornada até a universidade? 😉