• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Primeiro dia de provas do Enem 2017: é hoje!

Hoje, 5 de Novembro, é o primeiro dia de provas do Enem 2017! Os candidatos deverão responder a 90 questões objetivas das áreas de Ciências Humanas – Geografia, História, Filosofia e Sociologia – e Linguagens – Língua Estrangeira, Português e Literatura. Além disso, eles terão que produzir uma redação dissertativa-argumentativa de ,no máximo, 30 linhas, sobre o tema proposto-que só será divulgado na hora da prova.

CONFIRA O GABARITO ENEM 2017 ASSIM QUE SAIR DA PROVA!

Fique de olho nos horários: o exame começa às 13h30 (horário de Brasília). Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. Clique aqui e confira o fuso horário de cada estado do Brasil! É super importante ficar atento a esses horários e chegar com antecedência no seu local de prova, pois a entrada após o fechamento dos portões não será permitida de forma alguma!

Menor número de inscritos desde 2013

O Enem 2017 teve 6,7 milhões de inscritos confirmados – o menor número desde a edição de 2013, que teve 7,2 milhões de inscrições. O Inep acredita que a diminuição se deve ao fato do Enem não poder ser mais usado como certificado de conclusão do Ensino Médio . partir desse ano, quem quiser obter a certificação deverá fazer o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

No entanto, nem todos os inscritos realizam a prova. Na edição passada, em 2016, a taxa de abstenção foi de 30% . Ou seja, dos 8,6 milhões de inscritos, aproximadamente 2,5 milhões não compareceram. Além disso, 768 candidatos foram eliminados por fatores como tentativa de fraude durante a prova, descumprimento de regras gerais (por exemplo, uso de caneta diferente do padrão exigido) e atraso.

Gabarito Enem 2017

O gabarito do primeiro dia de Enem 2017 poderá ser conferido aqui, em primeira mão! Assim que sair da prova, corra lá e veja as respostas e comentários dos nossos professores para as 90 questões do exame e uma redação exemplar sobre o tema proposto. Além de , claro,estimar sua nota com base nas diretrizes da Teoria de Resposta ao Item (TRI) 😀