• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Prazo para se inscrever no Fies 2017.2 termina nesta sexta-feira

As inscrições para o Fies 2017.2, Fundo de Financiamento Estudantil, terminam às 23h50m de hoje (28). Os interessados devem concluir seu registro no próprio site do Fies. Esta edição do programa irá selecionar estudantes de baixa renda para financiarem seus cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. A lista de aprovados será divulgada dia 31 de julho e estes estudantes devem começar a faculdade já no segundo semestre letivo deste ano.

AINDA DÁ TEMPO DE SE PREPARAR PARA O ENEM 2017

Ao todo, serão ofertadas 75 mil vagas para o Fies 2017.2. Os interessados em participar do programa devem ter feito a prova do Enem a partir de 2010 e ter pontuado, pelo menos, 450 pontos na média total do exame. Além disso, é necessário ter obtido uma nota diferente de zero na redação. Os candidatos também devem cumprir o requisito referente à renda: comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.

Aqueles que forem pré-selecionados deverão concluir a inscrição no programa no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) entre os dias 1º de agosto e 8 de setembro. Aos que não foram aprovados, é possível demonstrar interesse em participar da lista de espera a partir do dia 31 de julho, mesma data em que os estudantes selecionados foram divulgados. Os aprovados nesta etapa do programa serão convocados de 1º de agosto a 3 de setembro. Ainda haverá a etapa de inscrições para as vagas remanescentes, prevista para começar a partir do dia 11 de setembro.

No dia 6 de julho, o ministro da Educação, Mendonça Filho, e demais representantes do Ministério da Educação (MEC) divulgaram o Novo Fies, formato da iniciativa que começará a valer a partir do ano que vem. Uma das principais mudanças no programa é a forma de pagamento da dívida: os estudantes terão 10% do seu salário debitado até quitarem todo o financiamento assim que forem contratados em um emprego formal.

Assim como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Fies é uma das iniciativas do governo em que estudantes podem usar a sua nota no Enem para ingressarem no ensino superior, tanto público quanto privado. O Fies 2017.2 é a última oportunidade para aproveitar estes programas antes do Enem 2017, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos. Uma das provas mais importantes do ano está chegando e você precisa estar preparadíssimo para garantir sua vaga na faculdade! Respira fundo que falta pouco para o momento de gabaritar o enem! 😉

Calendário Fies 2017.2

Inscrições: até dia 28 de julho

Valor: gratuito!

Divulgação dos pré-selecionados: 31 de julho

Inscrições dos pré-selecionados: de 1º de agosto a 8 de setembro

Lista de espera: 31 de julho

Convocação da lista de espera: 1º a 3 de setembro

Vagas remanescentes: a partir de 11 de setembro