• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Por que você deve começar a se preocupar com o Enem agora?

Faltam 5 meses pro Enem. A prova tá batendo na porta. Apostamos que o que você tem mais ouvido é “e aí, estudando muito pro Enem?”, da sua tia no almoço de família, dos seus professores, dos seus pais e até do crush, certo?

BAIXE O EBOOK E VEJA NOSSAS DICAS PARA COMEÇAR A ESTUDAR DEPOIS DE TODO MUNDO

Mas você sabe que existe um motivo pra tanta insistência: essa é a hora real oficial do “ou vai ou racha”! Começando a estudar agora, a gente te garante que ainda dá tempo de mandar super bem no Enem. Vem entender porque você precisa começar a se preocupar com o Enem agorinha mesmo:

Por que você deve fazer o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio hoje te dá a possibilidade de ser o mais novo calouro de boa parte das universidades do país – tanto públicas quanto particulares, tanto da sua própria cidade quanto do Brasil inteiro. Fazendo uma prova só, você tem um montão de oportunidades de usar sua nota, tipo:

  • Para se inscrever no Sisu e concorrer a vagas em universidades federais
  • Para se inscrever no Sisutec e concorrer a vagas em cursos técnicos
  • Para se inscrever no Prouni e concorrer a uma bolsa de estudos total ou parcial bancada pelo governo
  • Para se inscrever no Fies e financiar seus estudos em uma universidade particular
  • Para concorrer a vagas em universidades em Portugal

Quanto mais você se dedicar aos estudos, maior será sua nota no Enem e, consequentemente, maiores serão suas chances de conquistar cada uma dessas oportunidades 😀

Correndo contra o tempo

Papo reto: se você não começar a estudar agora mesmo não vai dar tempo de aprender toda a matéria que cai no Enem. Você tem menos de 5 meses, 137 dias e 3.288 horas para aprender todas as matérias. Ou seja, é hora de correr – e bem rápido – atrás do tempo perdido!

Atenção: Não se esqueça que o Enem passou por várias mudanças esse ano e você estará estudando para uma prova bem diferente das anteriores. Claro que você ainda pode treinar e fazer simulados usando as edições passadas, mas tenha sempre em mente o que mudou para a prova que você fará pra valer, ok?

Planejamento de estudos

Para conseguir estudar tanta matéria em tão pouco tempo, a palavra de ordem é planejamento. Você precisa planejar muito bem seus momentos de estudo – quando vai estudar, o que vai estudar e como vai estudar – e, claro, colocá-los em prática pra valer, sem furar a rotina ou procrastinar. A gente te ensina como:

  1.  Antes de tudo, defina seus objetivos: é preciso entender o nível de dificuldade do seu objetivo ao fazer a prova do Enem para, então, definir a quantidade de esforço (leia-se: estudo) que você vai dedicar para alcançá-lo.
  2. O melhor modelo de planejamento é o seu: o modelo de planejamento e/ou cronograma que você escolher usar tem que ser aquele que funciona melhor para você – que é fácil de visualizar, de entender e de seguir. Alguns muito usados são calendários, planilhas e tabelas, que podem ser divididas entre mês, bimestre, semestre… o que você preferir!
  3.  Entenda sua rotina: nessa hora, você precisa ter uma visão geral das suas atividades do dia-a-dia e saber quanto tempo você gasta com elas. Para facilitar esse processo, vá anotando cada uma em um papel! Assim, você consegue visualizar bem quanto tempo do seu dia já está ocupado e quanto você tem livre para estudar.
  4. Cada minuto faz a diferença: seja sincerão na etapa anterior de entender sua rotina! Não coloque que você demora 30 minutos no trajeto da escola até em casa se você sabe que sempre tem trânsito e você acaba gastando 45 minutos e, até chegar em casa, tomar banho e almoçar já se passaram mais de 1 hora. Seu planejamento precisa refletir 100% sua realidade!
  5. Horários de estudo: você já sabe quais horários do seu dia estão ocupadas por outras atividades, agora é definir, dentro dos momentos “em branco” do seu planejamento, onde você vai encaixar seus momentos de estudo. O “seja realista” vale pra cá também – não estabeleça horários que você já sabe que não vai conseguir cumprir, a intenção é tentar ao máximo seguir o que foi planejado!
  6. Quais matérias em que dias?: como você vai organizar e dividir seus horários de estudo entre as matérias que você tem para estudar depende totalmente das práticas de estudo que funcionam melhor para você! Não adianta nada seguir a divisão de um amigo se você não aprende tão bem dessa maneira. Você pode separar uma matéria para cada dia de estudo, intercalar uma matéria de humanas e uma de exatas em um mesmo dia, dar uma estudada geral em todas as matérias todos os dias…
  7. Atenção: se, na hora de botar o planejamento em ação, ele não estiver funcionando direito, não tenha medo de alterá-lo! Você tem menos de 5 meses de estudo intenso, então não vai gastar esse pouco tempo com uma estratégia de estudo que não está rolando pra você, né?

O que você ganha fazendo o Enem

Agora o papo é sério, galera. Toda essa história de fazer Enem, se esforçar para estudar em menos de 5 meses o que deveria ter estudado no dobro do tempo, planejar esse estudo… Tudo isso que te contamos ao longo da leitura não faz o menor sentido se não tiver um valor pra você, pro seu futuro. Muito mais que uma possibilidade em si de concorrer a vagas em universidades federais, a bolsas de estudos, a financiamento estudantil está uma oportunidade de crescimento, de conquista, de levar uma vida melhor e, quem sabe, até de proporcionar uma melhor também para sua família. Não é ilusão, a gente promete. São inúmeras as histórias de pessoas que, através do Enem, deram um rumo totalmente diferente pras próprias vidas, conheceram muitas coisas e conquistaram mais um montão delas que não teriam acesso ou possibilidade se não fosse por ela mesma, a educação.

E por que a gente está te falando tudo isso? Porque essa hora, faltando menos de 5 meses pro Enem, pode ser decisiva para você tomar ou não um caminho incrível para sua vida profissional e também pessoal. Não é tão distante quanto você pensa, você pode começar o longo processo de conquistar seus sonhos estudando para a prova do Enem e inscrevendo sua nota no Sisu, no Sisutec, no Prouni, no Fies e até em uma universidade portuguesa. Vamos juntos? <3