Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2018 em primeira mão

Por que mandei mal no Enem 2017? E agora?

Não desista e ajuste a estratégia para alcançar seus objetivos

Se você conferiu suas respostas no Enem 2017 e viu pela sua estimativa de nota que vai ser difícil passar para a universidade dos seus sonhos, não deixe a vontade de desistir tomar conta e vem com a gente entender o que pode ser feito neste momento. Tamo junto independente do resultado!

SAIBA O QUE FAZER AGORA PARA MANDAR BEM NO ENEM 2018!

É super normal bater a bad, se sentir frustrado e triste. Afinal, você queria muito entrar na faculdade ano que vem e se esforçou para isso, né? Mas o mais importante aqui é não deixar esse sentimento te paralisar – pelo contrário, esse é o momento de repensar sua preparação ao longo de 2017, corrigir a estratégia de estudo e acreditar ainda mais no seu objetivo. Confira agora como colocar isso em prática:

Controle a ansiedade para o resultado

Sua nota oficial no Enem será divulgada apenas em Janeiro pelo Inep e o Sisu também só será aberto neste mesmo mês. Ainda que você confira nosso Gabarito Enem 2017 e faça a estimativa da sua nota baseada nas diretrizes da TRI, até Janeiro você não saberá pra valer, oficialmente, se tem chances de passar ou não.

Com a TRI, sua nota está diretamente ligada ao desempenho do Brasil inteiro no exame. Por exemplo, se você e a maioria dos candidatos erraram uma questão de Física, sua pontuação não irá lá pra baixo por isso – pelo contrário, ela será considerada uma questão difícil e quem errar irá perder bem menos pontos. Ou seja, seu desempenho depende de muitos fatores, vários dos quais você não tem/teve controle.

Portanto, aceite que não tem como prever o resultado neste momento. Você pode – e deve! – ter um plano para o Enem 2018 caso não role uma vaga na universidade este ano, mas também não tome isso como verdade absoluta, ok?  

O que você acha que deu errado na sua estratégia de estudos desse ano?

Antes de tomar qualquer atitude a respeito do Enem 2018 é preciso entender porque você está nessa situação agora, achando que não vai passar esse ano. Pare um minutinho e reflita sobre seus estudos em 2017 e pergunte pra si mesmo:

  • Você tinha estratégia?
  • Essa estratégia funcionou na maior parte do tempo?
  • Você percebia que sua performance nos exercícios e na redação melhoraram com esta estratégia?
  • Você fortaleceu seus pontos fracos ao longo do ano? Mandou bem nas matérias com as quais tem dificuldade?
  • Na hora do Enem, você sentiu que faltou algo na sua preparação para ir melhor e/ou se sentir mais seguro? Se sim, o que poderia ter te ajudado?
  • Tem alguma coisa na sua preparação para o Enem que você não faria de novo, que sentiu que não funcionou e/ou não deu resultados?

O objetivo aqui é entender o que deu errado na sua estratégia de estudos em 2017 e que você não pode repetir de jeito nenhum no caminho até o Enem 2018 se quiser alcançar a tão sonhada vaga. Não adianta só seguir em frente sem olhar pro ano de estudos que passou – é preciso entender o que aconteceu nele para não continuar com práticas que não deram resultado e conseguir mudá-las.

Qual seria sua rotina de estudos ideal para o Enem 2018?

Agora que você já analisou tudo que não funcionou bem nos seus estudos esse ano, pense: como seria sua rotina de estudos perfeita, ideal, dos sonhos, para o Enem 2018? Que tipo de estratégia você acredita que garantiria sua vaga na universidade ano que vem?

O primeiro passo para ter, de fato, uma rotina de estudos de sucesso é ter em mente como você deseja que ela seja. Então, tente pensar em detalhes (que fazem toda a diferença) como:

  • Tempo de descanso
  • As formas de estudar nas quais você aprende melhor
  • Estudar uma matéria a cada dia ou vários em um mesmo dia – o que você prefere?
  • Quantidade de exercícios
  • Refazer provas antigas

… e mais vários aspectos que fazem parte de uma rotina de estudos e que você deve definir como serão na sua, pensando sempre em ter resultados cada vez melhores 😀

Não desista!

Mesmo se não rolar mesmo a vaga na faculdade esse ano, ainda não acabou. Nem tudo sai como esperamos ou desejamos e, se você tem um objetivo em mente que você quer muito alcançar, não devemos desistir ao se deparar com um obstáculo. A solução é continuar dando o seu melhor, se esforçando e acreditando que é possível.

Existem diversos estudantes e profissionais super bem sucedidos e felizes com seus cursos e carreiras que não passaram de primeira no vestibular. Isso não faz deles – nem de você! – melhores ou piores, viu?

Seja em 2017 ou em 2018, a vaga na universidade dos seus sonhos vai rolar e estamos aqui para te apoiar nesse caminho, independente do resultado <3 Confira nosso e-book e saiba exatamente o que fazer nesse momento para não deixar a peteca cair e já começar a preparação para o ano que vem!

int(1510790400)