• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Pode levar bolsa no Enem? Descubra agora

Você sabe se pode levar bolsa no Enem? E se é possível levar um absorvente no bolso no dia da prova? Ou, ainda, se pode levar comida no Enem 2021? 

Essas e outras dúvidas fazem parte dos questionamentos dos candidatos, que se preocupam tanto com os estudos que acabam se esquecendo do lado prático da coisa. 

Por isso, a gente montou esse pequeno guia pra te ajudar a entender melhor o que pode ou não pode ser levado ao Enem

Pra não se esquecer de nada ou fazer algo de errado no dia do exame, é importante preparar tudo antes e saber o que levar no Enem

Nunca deixe pra organizar tudo na última hora, ok? Organização é o segredo para não se atrapalhar na hora de fazer a prova e não elevar a ansiedade.

Pode levar bolsa no Enem 2021?

A resposta é sim! Você pode levar bolsa ou mochila no dia do Enem, já que não existe proibição de levar esses itens para o local de prova. Entretanto, é importante dizer que você provavelmente não terá acesso imediato à sua bolsa durante o exame.

Em geral, os fiscais do Enem pedem aos estudantes que coloquem seus pertences na frente da sala de aula onde farão a prova. Assim, você ficará apenas com os materiais necessários para fazer o exame (caneta preta, documento com foto e cartão de inscrição), além de alimentos e água.

O que pode e não pode levar ao Enem

Existem alguns itens são expressamente proibidos de serem levados ao Enem e, caso você apareça com um deles no dia do exame, pode ter sérios problemas. 

Caso você seja flagrado fazendo uso, ou apenas carregando algum desses, é bem provável que seja eliminado do exame. O simples fato de carregá-los pode gerar o cancelamento imediato de sua inscrição, então fique ligado que é fria!

Olha só os itens proibidos de serem levados ao Enem:

  • Gorros, bonés e outros acessórios;
  • Óculos escuros;
  • Equipamentos eletrônicos e celulares;
  • Calculadora;
  • Aparelhos de MP3 ou outras mídias;
  • Relógios, ainda que analógicos;
  • Pen drive;
  • Agenda eletrônica;
  • Tablets, etc.

Se você estiver com seu celular, desligue o aparelho antes de entrar na sala de provas. Nem pense em pegá-lo, ok?

A equipe do Enem disponibiliza um saco plástico, no qual você depositará o aparelho e ele será lacrado até o final do exame. É possível, sim, levar o celular no dia do Enem, mas você não terá acesso a ele enquanto estiver fazendo a prova.

Lápis, lapiseira e similares são proibidos no Enem!

O material utilizado pelo estudante para escrever também é padronizado. Então, nem pense em tentar usar lapiseiras, lápis comum, canetas coloridas ou que estejam fora do modelo permitido, que é a caneta preta básica transparente!

Outros utensílios como borracha, apontador e corretivo também são proibidos pela equipe

 organizadora. O segredo é levar duas canetas pretas, mais nada!

gabarito enem - Descrição: CTA direcionando para a ferramenta do gabarito Enem Descomplica

O que posso levar no dia do Enem?

Além da caneta preta, que deve ser feita de material transparente, você pode (e deve) levar algumas outras coisinhas para fazer o Enem. 

Quer saber se pode levar comida para o Enem? Sim, claro que pode!

Como a prova tem um longo período de duração, é permitido aos estudantes que levem seus próprios lanches de casa. O ideal é levar alimentos leves, como barras de cereais ou sanduíches feitos em casa.

Você também pode levar algo para beber, como uma garrafinha de água. 

Uma dica legal pra você não se perder é separar no dia anterior do exame tudo o que você precisará levar, para que não haja imprevistos de última hora.

Aqui estão alguns itens, mas saiba tudo o que levar no dia do Enem para arrasar!

Pode levar absorvente no Enem?

Tá na dúvida se pode guardar absorvente no bolso pra fazer o Enem? 

A resposta é que é possível, sim, levar absorvente para o exame. A dica é colocá-lo em um saquinho transparente, para que o fiscal possa verificá-lo e se certificar de que não existem informações sobre a prova ali.

Posso levar remédio ao Enem?

Remédios de uso obrigatório podem ser levados no dia do exame do Enem. Entretanto, eles devem estar armazenados em sacos plásticos transparentes.

A dica é informar ao fiscal de prova que você precisará tomar o remédio em determinado horário. Assim, você já deixa o medicamento preparado e tudo organizado para não se atrapalhar e prejudicar o seu exame.

Ficou mais claro o que pode levar no dia da prova, né? Pode levar bolsa no Enem, pode levar absorvente e comida, é só seguir as regrinhas! 

Agora, é só se planejar, montar a sacolinha e arrasar no dia do exame!

Ah! Não se esqueça de conferir as suas notas, do primeiro e do segundo dia no Gabarito Enem 2021. Se precisar de ajuda nos estudos, conte com o Descomplica. Conheça nossos planos de aulas online para o Enem