• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra se é possível juntar ProUni e Fies

O Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) são dois programas do Governo Federal que facilitam o acesso ao Ensino Superior privado. Quer saber se é possível usar Fies e ProUni juntos? A gente te conta tudo e explica como fazer isso!

Com o ProUni, o estudante pode conseguir bolsas parciais (50%) ou integrais (100%) em faculdades particulares. Já o Fies concede empréstimos com juros baixos para que o aluno pague as mensalidades e acerte a dívida pagando em parcelas, cobradas apenas quando ele se formar. 

Sabia que o estudante que consegue bolsa parcial do ProUni pode usar o financiamento do Fies pra pagar a outra metade da faculdade? Então, se liga na melhor forma de usar ProUni e Fies juntos!

Como um bolsista do ProUni pode pedir o Fies

O Fies pode ser pedido por bolsistas parciais do ProUni para financiar o restante da mensalidade. 

Algumas regras para que estudantes que obtiveram bolsa no ProUni consigam financiamento com o Fies são:

  • Fies e ProUni podem ser requeridos ao mesmo tempo, desde que sejam utilizados para pagar o mesmo curso, na mesma instituição em que o estudante tem a bolsa do ProUni;
  • A soma de ambos os benefícios não pode ser superior ao valor dos encargos educacionais, com desconto;
  • A faculdade cadastrada para obtenção da bolsa do ProUni deve participar também do Fies.

Para ter acesso a uma bolsa do ProUni, o candidato deve ter participado do Enem mais recente, com nota superior a 450 pontos na média e não ter zerado a redação. 

A bolsa integral exige que o estudante tenha renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas parciais (50%) são concedidas aos candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Outros requisitos para ter acesso ao ProUni são:

  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública, ou como bolsista integral de escola privada;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada como bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico e estar concorrendo a uma vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. 

Como conseguir financiamento no Fies tendo bolsa no ProUni

Depois de conseguir uma bolsa no ProUni, o aluno pode solicitar um financiamento no Fies. Os requisitos básicos para fazer o pedido são:

  • Ter renda familiar bruta mensal compatível com os requisitos estabelecidos para aquela edição do processo seletivo;
  • Obter média mínima de 450 pontos nas provas do Enem e nota maior do que zero na redação.

Para ter acesso ao ProUni e ao Fies ao mesmo tempo, é fundamental ficar atento aos prazos de inscrição e requisitos dos dois programas para não perder o cronograma, viu!

Se precisar de uma força nos estudos, a Descomplica é o lugar! Conheça o nosso curso online para o Enem, com os melhores professores, um cronograma sensacional e muitos benefícios pra você!