• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que são flashcards e como usá-los para estudar para o Enem?

Sabia que os flashcards podem ser grandes aliados na hora de estudar para o Enem? Essa metodologia, bastante comum na Europa e que chegou recentemente ao Brasil, utiliza cartões ou papeis para resumir de forma prática cada matéria.

“Ah, mas vou ter que fazer um monte de post-its e colá-los pelo quarto inteiro?”, você pode estar pensando. Porém, ao contrário do que parece, flashcards não são apenas pedaços de papel cheios de matéria. Eles ajudam – e muito – a aprender os mais variados assuntos.

Alguns vestibulares já recomendam os flashcards, inclusive. Se o assunto for novo para você, nós te ajudamos a criar os seus e estudar com mais eficiência e alto nível de aprendizado!

O que são flashcards e qual é sua finalidade?

Estudos comprovam: nossa memória funciona melhor se tivermos que absorver menos conteúdo. Se há muitas informações, a tendência é de que a gente se esqueça de partes importantes e, na hora da prova, dê aquele famoso “branco” que todo mundo teme.

Os flashcards atuam na composição dessas memórias, pois reforçam o conteúdo com maior chance de ser cobrado. 

Se feitos à mão, esses flashcards têm ainda mais efeito, já que é durante o processo de escrita que o cérebro absorve melhor as informações. Existem, porém, aplicativos que permitem o gerenciamento desses flashcards e te ajudam a organizar os materiais de estudo. 

Como fazer os seus flashcards para o Enem

Na hora de estudar para o Enem, é importante entender a melhor forma de fazer flashcards para a melhor dinâmica de estudos. Primeiramente, você deve pensar em perguntas que tenham apenas uma resposta e anotá-las no cartão. 

A resposta deve ficar no verso do cartão. Você pode, ainda, fazer resumos e distribuí-los em tópicos com frases. De forma geral, os flashcards podem ser utilizados para estudar idiomas, datas, fórmulas, conceitos, etc.

Na sequência, organize os flashcards de acordo com as dúvidas que você tiver menor dificuldade para resolver. Essas precisam de pouca revisão, então coloque-as em primeiro lugar sempre.

As perguntas que trazem um certo grau de dificuldade a você devem vir depois na pilha e, na terceira fileira, coloque as mais “cabeludas” para você.

Com essa organização, é possível priorizar as questões mais difíceis no momento de estudar para o Enem. Vale, ainda, usar gráficos e fazer desenhos, puxando setas para facilitar a compreensão dos resumos.

Dicas para deixar os flashcards ainda melhores

Há alguns macetes para deixar seus flashcards ainda mais interessantes e eficientes no momento de estudar para o Enem. Os principais são:

  • Use cores e imagens diferentes no esquema de flashcards;
  • Elabore flashcards bem diretos e fáceis de manusear (nada de escrever na cartolina, né!);
  • Use os flashcards todos os dias;
  • Programe um horário para se dedicar à memorização dos flashcards

Agora que você já conhece o conceito de flashcard, é hora de criar os seus. Selecione os assuntos que estão no seu cronograma de estudos e mãos à obra!