• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Matemática: o que não fazer no Enem

O Enem tá chegando! Tá todo mundo super focado em gabaritar o Exame. O time do Descomplica está aqui para garantir que você vai manter o ritmo de estudos até os dias de prova. Se a matéria está na ponta da língua – e temos certeza que está – só falta saber alguns macetes para resolver a prova da melhor forma possível. Separamos algumas dicas para você mandar bem na prova de Matemática e ver que essa matéria não é esse bicho de sete cabeças que falam! 😉

SAIBA O QUE ESTUDAR NA RETA FINAL PARA O ENEM 😉

Não faça a prova de Matemática por último

O edital do Enem 2017 veio com algumas surpresinhas para os vestibulandos. Uma delas é que a ordem das disciplinas mudou! Agora, os candidatos vão fazer as provas de Matemática e Ciências da Natureza no mesmo dia – o que é ótimo. A combinação das  matérias torna o exame menos cansativo. Antes, os alunos faziam faziam as provas de Matemática, Português, além da Redação, em 5h30!

Nossa sugestão é que você comece o segundo dia do Enem pela prova de Matemática.  É uma das provas mais importantes do Exame e, querendo ou não, também é uma das mais trabalhosas. Priorizar as questões de Ciências da Natureza pode te deixar cansado, o que pode afetar o seu desempenho em Matemática.

Não fique muito tempo nas questões difíceis

Como você já deve saber, a correção do Enem é baseada no TRI. Se você não tá ligado, confere só: as questões da prova são divididas entre “fáceis”, “médias” e “difíceis”. O sistema calcula a sua nota a partir de quantas questões de cada nível você acertou. Porém, se você faturar várias questões complicadas e bobear nas mais fáceis, o método vai interpretar que foi tudo um chute. Consequentemente, sua nota irá cair. 🙁

Dentre as provas do Enem, a de Matemática é uma das que mais vale – assim como a de Português e a Redação. Por isso, não dá vacilar! As questões de nível fácil são realmente muito tranquilas de fazer. Então, enquanto você estiver fazendo a prova, tente resolver todos os enunciados fáceis para garantir. Aproveite o tempo e não fique empacado em uma questão difícil. Se não tem certeza, passa logo para a outra!

Não deixe de estudar as principais matérias

A matriz de referência do Enem é bem grande, mas sempre tem aquelas matérias que são certas de cair nas provas. 😉 Caso você ainda não tenha começado a estudar, priorize esses temas no seu planejamento. Elas serão suas top-disciplinas! Agora, se você está estudando desde o começo do ano, deve dar uma boa revisada nesse conteúdo antes de ir para a prova. Essa é uma dica que vale para todas as disciplinas do Enem.  

Simplifique seus cálculos sempre que possível

É bem comum sairmos fazendo todos os cálculos imagináveis quando vemos uma questão de Matemática. Já passou por essa situação? É normal e super compreensível. Afinal, você quer resolver aquele enunciado a qualquer custo, né? Mas, muitos destes cálculos costumam ser desnecessários. Mesmo sem querer, você acaba perdendo um tempo valioso.

A primeira coisa que você deve fazer ao resolver uma questão é ler muito bem o enunciado. Direcione que você entendeu para estruturar um raciocínio e saber quais são os cálculos exatos que levam à resposta. Tente evitar contas desnecessárias. Isso vai otimizar todo o seu processo de prova! Além disso, nem sempre é preciso fazer todos cálculos para chegar a resposta correta. Por exemplo: algumas questões da prova de matemática fazem mais de uma pergunta. Mas se você encontra um dos resultados, já dá pra marcar a opção correta sem ter que fazer os demais.

Curtiu as dicas? Fica ligado em lembrar delas no segundo dia de provas do Enem. O time do Descomplica está aqui torcendo para que você arrase na prova. Lembre-se do mais importante: a matéria já foi estudada, agora é só chutar para o gol! o/